Por dentro do CNS: Novembro

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Novembro foi um mês muito especial no CNS, onde houve eleição das entidades que irão compor a nova gestão do conselho durante o triênio 2021/2024. Para começar, dia 03 nos reunimos no FORSUS (Fórum de Usuários do SUS) para tirar as últimas dúvidas sobre o processo eleitoral, no dia 09 tivemos Reunião do Subsegmento de Patologias e Deficiência, subsegmento ao qual concorremos, e também a Oficina sobre como funcionaria a eleição que, pela primeira vez, foi em formato virtual. Com todas as dúvidas tiradas, dia 11 foi o dia da eleição onde, com muita alegria e apoio, ao lado da ABEM, fomos uma das entidades que seguirá no Conselho Nacional de Saúde em defesa de uma saúde universal, equitativa e integral para todas as pessoas, sobretudo às pessoas com Esclerose Múltipla.

 Além das ações referentes à eleição do CNS, em novembro tivemos a etapa final do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres. Para conclusão do Seminário, tivemos reuniões na CISMu (Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher) nos dias 03, 05 e 23 para avaliar os Seminários Regionais e definirmos a programação e convidadas/os para o encerramento do III Seminário.

O encerramento foi dia 25, Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Além da apresentação do relatório final, que avaliou as políticas de saúde da mulher sob a luz da 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, o III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres foi um importante ato de mobilização e organização para seguirmos e avançarmos na política de saúde da mulher em 2022. Caso tenha perdido, confira a matéria do CNS, que traz os temas abordados no Seminário, e o evento completo aqui.

 Nesse mês também tivemos a 72ª Reunião Extraordinária, realizada no dia 19, onde foram apreciados os pareceres de processos de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de graduação em saúde, apresentados pela Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), houve a apresentação do 2º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas do Ministério da Saúde, pauta trazida pela Comissão de Orçamento e Financiamento (COFIN), e foram trazidas informações sobre o processo eleitoral da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), que terá renovação parcial em seu quadro de membros titulares e suplentes. Confira a 72ª Reunião Extraordinária aqui.

 Dia 23, pensando na necessidade de estarmos próximas aos temas que impactam na efetivação da saúde, o Conselho Nacional de Saúde realizou, em parceria com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas/OMS), o Seminário Internacional: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e das desigualdades sociais. O encontro virtual promoveu diálogos e reflexões a partir das experiências nacionais e internacionais sobre o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento das desigualdades sociais, com atenção especial à proteção de populações em situação de vulnerabilidade. Enquanto representantes do controle social, é essencial entendermos a importância do nosso protagonismo na busca e efetivação do sistema de saúde que queremos e defendemos. Confira o Seminário Internacional do Direito à Saúde: o papel dos sistemas de saúde no enfrentamento da pandemia e das desigualdades sociais aqui.

Antes de encerrarmos essa edição do Por dentro do CNS, queremos registrar novamente nosso agradecimento a todas as pessoas que nos acompanham e às associações de EM que apoiaram nossa reeleição para mais uma gestão no Conselho Nacional de Saúde. 

Ao lado da ABEM, APEMIGOS, ASMEM, AEM, APBEM, APPEM, ALSAPEM, MOPEM, AMAPEM, AFLOREM, AVIEM, PROBEM, AAPEM e do seu, seguimos firmes e fortes em defesa das pessoas com esclerose múltipla! #JuntasSomosMaisFortes

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a importância da participação social? Acesse nosso e-book Participação Social

AbraSUS,

Vitória da AME/CDD

 

Sobre o Por dentro do CNS:

Desde 2018, com o seu apoio, ocupamos uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde. Para você ficar por dentro do trabalho realizado (e que realizamos) nessa importante instância de controle social, criamos o Por dentro do CNS. Esse espaço conta com 02 publicações mensais: uma sobre as Comissões Intersetoriais – espaços consultivos fundamentais para a continuidade e acúmulo de discussões dentro do conselho – e essa, sobre nossas principais ações do mês no CNS.

Explore mais