AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

CONHEÇA MELHOR SEU REMÉDIO: COPAXONE

CONHEÇA MELHOR SEU REMÉDIO: COPAXONE

O que é o Copaxone?

O Copaxone é um fármaco modificador da doença para EM remitente recorrente. É um medicamento auto-injetável, de aplicação subcutânea, realizado diariamente para reduzir a quantidade e gravidade dos surtos. Em comparação com placebo, reduz em 30% a quantidade de surtos de EM nos pacientes.

Quem pode tomar Copaxone?

O Copaxone pode ser prescrito para adultos com EMRR ativa. O Copaxone também pode ser prescrito para pessoas que tiveram um primeiro episódio de sintomas neurológicos (síndrome clinicamente isolada) e apresentam risco de desenvolver esclerose múltipla.

Concepção e gravidez

A gravidez não é recomendada durante o tratamento com Copaxone. Se você está tentando engravidar, fale com seu/sua médico/médica neurologista sobre o planejamento familiar. Se você engravidar fazendo tratamento com Copaxone, informe seu/sua neurologista, que poderá recomendar a interrupção do tratamento durante a gravidez.

Que efeitos colaterais posso ter com Copaxone?

Efeitos colaterais comuns incluem reações no local de injeção, como lipoatrofia, vermelhidão, inchaço, prurido ou alguma dor no local.

Ocasionalmente, algumas pessoas podem experimentar uma reação, conhecida como reação imediata pós-injeção (IPIR), logo após a injeção. Isso pode causar rubor, aperto no peito, falta de ar e palpitações. Esta reação pode durar 15-30 minutos, e deve melhorar sem qualquer tratamento sem causar problemas de longo prazo. Se os sintomas duram mais de 30 minutos, contate imediatamente ajuda médica e/ou dirija-se a um pronto atendimento ou hospital mais próximo.

Efeitos colaterais frequentes (que afetam mais de 1 pessoa em cada 100)

– Reações no local da injeção

– Lipoatrofia (perda de gordura subcutânea)

– Dor de cabeça

– Depressão, ansiedade

– Náusea

– Fraqueza

– Dor no peito

– Nódulos linfáticos inchados

– Alterações gastrointestinais

Efeitos colateria menos frequentes (afetando menos de 1 pessoa em cada 100)

– Alterações nas células sanguíneas

– Aceleramento de batimentos cardíacos

– Alterações na tireoide

– Dilatação dos vasos sanguíneos

– Reação imediata pós-injeção

 

Avaliação antes do tratamento

Exames de sangue geralmente não são necessários antes de iniciar o tratamento com Copaxone.

Avaliação durante o tratamento

Não há necessidade de exames de sangue de rotina durante o tratamento, mas seu médico/ sua médica neurologista pode pedir exames para controlar algumas funções do seu corpo com o uso do Copaxone.

Como o Copaxone funciona?

O Copaxone é uma combinação sintética de quatro aminoácidos, semelhantes à mielina que envolve fibras nervosas. É pensado para reduzir a resposta imune que ataca a mielina.

O Copaxone precisa estar sob refrigeração, por isso, utilize uma bolsa térmica com gelo sempre que for transportar a medicação.

Pesquisa de Copaxone

Copaxone tem sido estudado extensivamente desde o início dos anos19 90. O estudo seguinte demonstrou pela primeira vez a eficácia de Copaxone:

Grupo de Estudo de Esclerose Múltipla de Copolímero 1 – Copaxone comparado ao placebo

Neste ensaio clínico, 251 pessoas com EMRR tomaram Copaxone ou placebo durante dois anos. A principal medida do estudo foi o número de recaídas por ano – Copaxone reduziu este em 29% em comparação com placebo. Durante o estudo de dois anos, mais pessoas tomando Copaxone tiveram uma incapacidade melhorada ou inalterada (medida como uma mudança de 1 ponto no EDSS ) e mais pessoas tomando placebo tinham piorado a deficiência.

Mais recentemente, o padrão de dosagem três vezes por semana foi avaliado:

GALA – Copaxone três vezes por semana em comparação com placebo

1404 pessoas com EMRR tomaram Copaxone três vezes por semana ou placebo por um ano. Comparado ao placebo, o Copaxone reduziu as recaídas em 34%. Os resultados de Ressonância Magnética mostraram que Copaxone reduziu significativamente o número de lesões em comparação com o placebo.

Programa de Atendimento ao Paciente de Copaxone

No Brasil, o laboratório Teva, fabricante de Copaxone, dispõe do PACO, Programa de Atendimento Continuado ao Paciente. Para mais informações, acesse o site www.infopaco.com.br ou ligue para Programa PACO – 0800-772-2660 (Seg a Sex das 8h as 17h).

 

Experiência do paciente

Alguns Amigos Múltiplos nos contaram como é tomar o Copaxone diariamente e nos autorizaram divulgar aqui como eles se sentem com esse tratamento. Confira e, se você também utiliza essa medicação, deixe o seu depoimento nos comentários que é bem imporante para quem vai começar a usar o Copaxone conhecer outras experiências:

Bom, é meio desconfortável pelo fato de ser injeções, mas, está tudo bem, estou me adaptando com o tratamento. Descobri a patologia em Agosto de 2016 e só comecei o tratamento em 24 de fevereiro de 2017. O remédio demorou pra chegar, mas, agora está vindo regularmente“. Ellerson Fragoso Vieira – 20 anos – diagnosticado em 2016

 

Aqui em Portugal não tenho nenhum problema, vou na consulta de 6/6 meses, o médico me passa ad receitas até a próxima consulta, levanto as medicações na farmácia do hospital onde consulto, e qualquer alteração entro em contacto com a enfermeira, que aqui é como se fosse a segunda médica, essa profissional e especializada em EM, qualquer coisa de anormal que eu vá sentir tenho alguns hospitais de referência aqui. Mas posso também entrar em contacto com a enfermeira por telefone ou e-mail. Sinto bastante ardência no local de aplicação e por dias fica uns nódulos“. Claudia Vanessa – 33 anos – diagnosticada em 2016 – vive em Portugal

 

O Copaxone não dá efeitos além de alergia. Por enquanto a farmácia está entregando normalmente. Com Rebif 44 foi mais complicado, não era todos os meses que tinha, além dos efeitos colaterais que eram frequentes.Conforme os médicos o Copaxone será trocado em junho porque não tem dado os resultados esperados.” Silvia Weber – 53 anos – diagnosticada em 2011 – Já utilizou Rebif 44

Referência: MS  Trust

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS