Ter EM não quer dizer que você só tem que se preocupar com ela. Você pode fazer muitas coisas legais pra se sentir bem com seu visual. Veja aqui 7 dicas (para homens e mulheres) de coisas que você pode fazer pra se sentir melhor e como adaptar sua rotina de beleza. Não esqueça de deixar nos comentários seus segredos de beleza pra gente!!!
1. Cuide da sua pele
Tome tempo todos os dias para lambuzar seu corpo com seu hidrante, óleo ou loção favorita, especialmente em suas pernas, mãos e pés. Não precisa ser um creme que custe uma fortuna. As farmácias vendem muitos hidratantes por menos de R$10,00. Que tal “esbanjar”? Experimente uma massagem. Ele relaxa os músculos e ajuda a sua circulação. Estudos mostram que uma boa massagem pode melhora o humor e a autoestima de quem tem (e quem não tem) EM.
2. Faça as unhas de mãos e pés
Uma boa manicure ou pedicure pode fazer você se sentir especial. Mas só vá a um salão em que confia. Pergunte ao gerente sobre licenças, certificações e como eles limpam as ferramentas e converse com o/a profissional que te atende para que não faça ferimentos, eles aumentam a chance de contrair uma infecção. Se você tem espasticidade, também é bom explicar para que a pessoa tenha cuidado. Sua EM pode torná-lo mais sensível à água quente que os salões usam, por isso peça para baixar a temperatura. Esses detalhes não devem ser impeditivos para cuidar das suas mãos e pés.
3. Mude o visual
Aperte o botão de reiniciar! Se seus dedos e braços não são fortes o suficiente para fazer um penteado mirabolante, escolha um corte de cabelo mais fácil, mude o penteado. Faça dessa adaptação uma diversão!
4. Vista-se bem e de forma confortável
Compre itens que fazem você se sentir bem. Zíperes, pequenos grampos e botões podem fazer o ato de se vestir um desafio para quem tem EM.
Não há necessidade de enlouquecer no orçamento. Algumas adaptações podem resolver esse problema. E algumas peças práticas podem ajudar a fazer as pazes com o guarda roupa.
Para as mulheres, vestidos soltos, de tecidos leves podem ajudar a movimentação e a passar pelos dias de muito calor. Para ajudar no visual, invista em acessórios como lenços e chapéus (que ajudam a segurar os raios solares também).
Para os homens que gostam de usar gravatas, tentem deixar seus itens preferidos já prontos para uso.
5. Ajuste fabuloso
Roupas bem adaptadas fazem alguém parecer elegante. Adapte seu guarda-roupa para cabê-lo perfeitamente em você! Altere os fechos complicados, zíperes e outros recursos difíceis de gerenciar. Por exemplo, use velcro em vez de botões em camisas e vestidos. Nas calças e bermudas, feche o cós e costure um elástico na cintura, para facilitar o uso do dia a dia. Encontre um amigo habilidoso as linhas e agulhas e mãos à obra!
6. Desça do salto
Para muitas mulheres com EM, os saltos altos não são uma boa opção. Isso não quer dizer que você deve deixar a beleza e a elegância de lado. Hoje em dia existem muitos sapatos bonitos e confortáveis sem salto até mesmo para usar com vestidos de gala.
Além do salto, é bom estar atenta e usar sapatos que fiquem bem presos aos seus pés. Isso vale para homens e mulheres. Sapatos com tiras que prendem, elásticos e solados de borracha que deixem ele menos escorregadio garantem segurança e conforto.
7. Tenha o seu próprio “salão”
Economize energia (e dinheiro) reunindo uma pequena área em seu banheiro ou quarto onde todos os seus suprimentos de beleza esperam por você. Escolha um local onde você pode se sentar e ter todos os equipamentos à mão.
Obtenha um espelho de aumento com um suporte, assim você não vai precisar segurar na hora de se maquiar ou barbear. Invista também em uma máquina de barbear elétrica, é uma opção mais segura que as lâminas.
Se você gosta de se maquiar, existem alguns produtos fáceis de usar que podem ajudá-la a parecer fantástica quase sem nenhum esforço. Tente aqueles produtos que fazem o dobro em um, como os hidratantes que são também base e tem efeito de pó. Assim você ganha tempo e economiza energia. Se passar o rímel parece muito difícil, tente entortar o cabinho do pincel. Uma pequena adaptação pode facilitar seu dia a dia.
Lembre-se, o mais importante é você se sentir bem!
Texto adaptado de WebMD.
Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose