Estratégias para Reduzir a Fadiga na Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A fadiga é um sintoma muito comum na EM e que atrapalha a vida de muita gente. Pode ser aquela fadiga que atrapalha todas as atividades diárias e que você não consegue levantar da cama ou apenas uma falta de disposição que te deixa sem energia durante todo o dia.

A fadiga e o cansaço são sintomas da EM por causa da inflamação, fazendo com que o cérebro trabalhe mais, além disso, existem alguns medicamentos que têm como efeito colateral a sensação de cansaço, além da insônia e sonolência diurna excessiva.

Além de ser um sintoma comum na EM, outros fatores podem causar a fadiga como deficiências nutricionais, hábitos alimentares ruins, falta de atividade física e entre outros. Que tal começar a mudar alguns hábitos agora e ver como a sua fadiga responde a eles?

Há muita influência de nutrientes e hábitos que ajudam a diminuir esse sintoma. Em primeiro lugar a alimentação, com a redução de carne vermelha, modulação intestinal, consumo de alimentos in natura, ricos em fibras e alguns suplementos podem melhorar quase que totalmente a fadiga e falta de disposição causada pela EM.

Em segundo lugar, o exercício físico que promove saúde, fortalece os músculos, produz substâncias (hormônios) que dão mais disposição e energia, sem ter a necessidade de te fazer tomar um remédio para isso.

A depender do seu grau de fadiga pode ser necessário o ajuste de alguns suplementos e até mesmo medicações, mas já te digo, são poucos os pacientes que precisarão de uma medicação, 70% dos casos os pacientes já melhoram com a alimentação e essa porcentagem só diminui com a inclusão de atividade física, ajuste vitamínico e etc.

Essas são algumas dicas para reduzir a sua fadiga. E você já faz alguma delas?

Explore mais

blog

Sombra do capacitismo

A Invisibilidade do Capacitismo: Reflexões de Uma Mente Consciente em Um Corpo Limitado Viver com uma condição crônica é, em muitos aspectos, uma redescoberta constante

blog

Viver com EM e rir da vida

Viver com EM e rir da vida? Veja a minha linha do tempo… Você está prestes a ler o relato sobre diagnóstico de EM de Franciéle