Cuidados com o sono na esclerose múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Sabia que o sono é um dos pilares mais importantes para manter a nossa saúde em dia? Uma noite de sono contínua e que te faça acordar descansado na manhã seguinte é muito importante para a manutenção de uma vida saudável. Mas se você tem muita insônia ou um sono interrompido, está na hora de avaliar o que pode ser mudado na rotina.

Há várias questões que podem causar insônia, desde agitações ou excessos de informações antes de dormir, alterações emocionais até mesmo questões psicológicas com preocupações, medos e anseios, distúrbios de sono como a apnéia do sono e hipoventilação noturna, que é muito comum em Esclerose Múltipla.
Você pode testar algumas estratégias para ter uma boa noite de sono:
1- tenha horários para deitar e levantar;
2- evite o uso de celulares e eletrônicos de 30min a 1h antes de dormir. Evite excessos de informações como notícias por exemplo;
2- faça exercícios físicos;
3- limite o uso de cafeína somente no horário da manhã ou até as 15hrs;
4- não beba muito líquido antes de dormir
5- coma alimentos de fácil digestão na sua última refeição do dia

É durante o sono que o organismo recupera o desgaste físico e mental, e o momento onde acontecem diversas alterações fisiológicas. Por isso que, é importante prezar pelo sono de qualidade, ainda mais quando se tem EM.

Você tem cuidado do seu sono ultimamente?

Explore mais

blog

Sombra do capacitismo

A Invisibilidade do Capacitismo: Reflexões de Uma Mente Consciente em Um Corpo Limitado Viver com uma condição crônica é, em muitos aspectos, uma redescoberta constante