4 DICAS PARA CUIDAR DE CUIDADORES

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Enquanto poucos de nós escolhem se tornar cuidadores, muitos de nós enfrentam a tarefa se um ente querido é diagnosticado com uma doença crônica. A transição é um momento estranho para todos os envolvidos, uma vez que a natureza do relacionamento muda tanto para o cuidador como para o paciente.

No entanto, é muito fácil como cuidador concentrar toda a sua atenção em seu ente querido e começar a negligenciar sua própria saúde. Isso, pode causar uma série de problemas de sentimentos negativos e ressentimentosem relação a seus entes queridos, e as queixas graves de saúde para você. Com base em dicas da American Lung Association, juntamos uma pequena lista para ajudá-lo a cuidar melhor de si mesmo, para que fique fisicamente e emocionalmente bem para esta tarefa.

Peça ajuda

Busque ajuda em torno de amigos, familiares e vizinhos, mesmo que seja para algo simples, como anotar recados ou sentar-se com seu ente querido por uma hora, enquanto você compra mantimentos. Não sinta orgulho, em pedir ou aceitar qualquer oferta de ajuda dos outros. Procure grupos de voluntários locais perto de você que possam ajudar ou, se necessário, pague profissionais para fazer algumas das tarefas que estão ocupando seu tempo, como trabalhos de quintal, lavanderia, limpeza e trabalhos casuais.

Saiba sobre a doença

Aproveite o tempo para descobrir o máximo que puder sobre a doença do seu amado. Fale com o seu médico, pergunte se eles têm alguma literatura que você pode ler, procure informações de fontes confiáveis ​​na Internet e junte-se a fóruns de pacientes e cuidadores (eles podem ser uma boa fonte de informações e fornecer suporte).

Saiba mais sobre medicamentos e terapias novas e futuras e pesquise sobre os ensaios clínicos. Quanto mais você souber sobre a doença, mais proativo você será no tratamento de seu amado.

Seja adaptável

É provável que as necessidades do seu amado mudem ao longo do tempo para que você precise se adaptar rapidamente. Tente ficar um passo à frente para que você possa colocar planos no lugar, caso as coisas mudem. Se você precisa de equipamentos especializados, como uma máquina de oxigênio ou uma cadeira de rodas, encontre um tempo para você e seu amado se acostumarem com eles, antes de serem realmente necessários para ajudar a fazer uma transição mais suave.

Aprenda a ser flexível. Há dias em que seu ente querido quer sair e fazer coisas ou se socializar com amigos e familiares, igualmente haverá dias em que você precisa cancelar planos, porque seu ente querido está muito cansado ou doente.

Cuide de si mesmo

Esta é provavelmente a dica mais importante de todas. Se você está doente, você não pode cuidar do seu ente querido! Coma bem, tenha um sono abundante, consulte seu médico sobre quaisquer doenças que você tenha e faça com que elas sejam abordadas. Se você se sentir deprimido ou ansioso, fale com seu médico sobre maneiras de resolver isso. Sempre que você puder, faça algum exercício – mesmo que seja apenas uma meia hora de natação ou uma curta caminhada ao redor do quarteirão.

Tire um tempo de seu ente querido para fazer algo por você mesmo. Encontre-se com os amigos ou vá ao cinema, qualquer coisa, desde que se divirta e tenha algumas horas, onde você possa descansar a cabeça de ser um cuidador.

Fonte: http://bit.ly/2DcuhEV

Explore mais

Vamos dar as mãos
Apoie nosso projeto
Faça sua carteirinha