Desenhando a saúde: um guia para a arteterapia

Desenhando a saúde: um guia para a arteterapia

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A arteterapia possui diversos benefícios para a saúde de uma pessoa que enfrenta uma doença crônica, como a Esclerose Múltipla.

Você sabia que pegar um lápis para rabiscar ou fazer uma figura pode ajudar a aliviar o estresse, a depressão e o medo, e pode até ajudar a diminuir a dor ou outros sintomas físicos? A arteterapia usa atividades artísticas simples para ajudar as pessoas a se expressarem e desenvolverem uma sensação de bem-estar por meio do processo criativo. 

Expressar-se através de um desenho, pintura, escultura ou colagem torna nossos pensamentos, sentimentos e ideias tangíveis e comunica o que às vezes não podemos dizer apenas com palavras. Ao trabalhar com materiais de arte, aprender novas habilidades e desenvolver ideias por meio de mídia visual, muitas vezes as pessoas sentem uma sensação de auto-satisfação, realização pessoal e realização.

Nos EUA, os programas de arteterapia oferecem atividades criativas para pessoas com câncer e suas famílias para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, diminuir a dor e a náusea e capacitar os indivíduos com o diagnóstico e seus cuidadores a expressarem seus sentimentos e experiências. Demonstrou-se que a expressão criativa acalma naturalmente o corpo, reduz a pressão arterial e até libera substâncias químicas no cérebro que diminuem a depressão relacionada à patologia. 

Além disso, a abertura por meio da expressão artística pode melhorar a perspectiva e o humor de uma pessoa, mas o mais importante é que ajuda a comunicar as experiências de doença, trauma, luto e perda.

Mesmo que você acredite que não pode traçar uma linha reta, você tem a capacidade de usar o processo criativo para a saúde e o bem-estar. Os benefícios para a saúde do desenho, pintura e outras atividades artísticas vêm do processo envolvido na expressão criativa, não do produto. Você não precisa ser um artista para aproveitar os poderes da arte para melhorar o bem-estar.

Os arteterapeutas são profissionais de saúde treinados especificamente para trabalhar com uma variedade de populações de pessoas com condições de saúde, incluindo aqueles com patologias crônicas. Eles utilizam uma variedade de meios de arte (como materiais de desenho, tintas, colagem/mídia mista e escultura em argila) e o processo criativo para ajudar os indivíduos a explorar interesses, preocupações, conflitos e sentimentos por meio da expressão artística. 

Em ambientes hospitalares, os arteterapeutas trabalham com pessoas com câncer de todas as idades. Muitas vezes a arteterapia é levada à beira do leito, mas em muitos hospitais há grupos de pacientes internados e ambulatoriais disponíveis. Comunidades de apoio às pessoas com câncer e grupos de ajuda também podem oferecer arteterapia para as pessoas, sejam crianças, adolescentes ou adultos. As famílias da pessoa com câncer também podem se beneficiar de atividades artísticas terapêuticas para ajudá-las a expressar sentimentos sobre suas experiências como cuidadores, pais, cônjuges ou irmãos.

A arteterapia pode lhe dar outra via de comunicação de sentimentos, pensamentos e experiências e pode ajudar as pessoas a usar sua própria criatividade para aumentar a sensação de bem-estar.

Se você não tiver acesso a um programa de arteterapia, aqui estão algumas atividades artísticas simples que você pode tentar fazer em casa ou em qualquer outro lugar:

  • Encontre um pequeno caderno de desenho (várias folhas de papel no lugar de um caderno de desenho também servem) e um conjunto de canetas coloridas. Tente usar apenas cores, formas e/ou linhas para descrever como você está se sentindo hoje. Ou simplesmente risque, rabisque ou desenhe o que vier à sua mente. Não se preocupe com a aparência; afinal, não haverá avaliação! Apenas divirta-se com os materiais e veja onde seu processo criativo o leva. Tente desenhar algo em seu caderno de desenho sempre que se sentir estressado ou ansioso – você pode se sentir um pouco menos tenso ou preocupado.
  • Se o desenho não estimular sua criatividade, tente fazer uma colagem: busque fotos de revistas, cartões-postais e fotos que lembrem momentos calmos para você, podem ser suas ou de paisagem. Usando tesoura e cola, faça uma colagem de suas imagens em uma grande folha de papel ou papelão. Pendure sua criação em seu quarto, onde você poderá ver e desfrutar das imagens que você selecionou.
  • Quando você não souber como descrever seus sintomas ou sentimentos ao profissional de saúde, tente desenhá-los em seu caderno de desenho. Se você tiver dor ou náusea, tentar manter um registro visual de quando eles aparecem poderá ser útil para compartilhar com o profissional. Leve seus desenhos para sua próxima consulta e “mostre” ao médico o que é difícil de descrever apenas com palavras.
  • Se você é amigo ou familiar de alguém com câncer, faça uma “Caixa de arteterapia” e leve de presente. Consiga um pequeno caderno de desenho, lápis de cor ou canetas coloridas, um conjunto de aquarela, cola e tesoura e coloque-os em uma caixa ou cesta colorida. Mande junto com os materiais uma cópia deste artigo para que a pessoa também aprenda a usar a arteterapia.

Se você, ou familiar ou amigo, estiverem em um hospital, é possível que já tenham um departamento de arteterapia ou medicina integrativa. Verifique se neste local estes serviços estão disponíveis.

 

Leia mais no site da AME:

 

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Psychology Today

Escrito por Cathy Malchiodi, em 29 de março de 2017

Explore mais