Existe um Alimento que Melhore a Fadiga na Esclerose Múltipla?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A resposta para essa pergunta ainda está sendo respondida pela ciência, entretanto já comprovado cientificamente que existe um tipo de alimento que piora a fadiga ao ser consumido, e consequentemente quando você deixa de consumi-lo ou consome em pequenas quantidade (Entre 1 a 5 vezes no mês) a sensação de fadiga é reduzida em entre 30 a 90%.

Este alimento é a carne vermelha, diversos autores apresentam estudos feitos em pacientes com EM remitente recorrente e a exclusão total ou parcial de carne vermelha e os benefícios vão além da redução da fadiga, a maioria dos indivíduos estudados ainda reduzem o índice de massa corporal (IMC), melhoram o perfil lipídico (aumentam o colesterol bom-HDL e reduzem o colesterol ruim- LDL), melhoram a função da insulina, ou seja, controlam os níveis de açúcar no sangue e muito mais.

Além de alimentos existem outras atitudes que você pode tomar para diminuir fadiga, como por exemplo não tomar banho em água muito quente, evitar caminhar longos períodos no sol, evitar ficar em lugares pouco arejados e com muita gente e etc.

E é claro existem ainda medidas suplementares para a redução da fadiga, ou seja, existem alguns suplementos vitamínicos e compostos bioativos que reduzem significativamente muito a fadiga da EM. Converse com seu médico e nutricionista para que eles possam entrar com essas suplementações no seu caso.


Gostou dessas dicas? Compartilhe com quem também possa gostar e vamos juntos transmitir cada vez mais informações de qualidade!

Explore mais

blog

Viver com a invisibilidade

A angústia de viver com a invisibilidade de uma doença degenerativa, crônica e autoimune como a Esclerose Múltipla me faz refletir sobre a conscientização mais

blog

Esclerose Múltipla na maturidade

Quando a Esclerose Múltipla chega na Maturidade Estava aquela mulher, aos 50 anos cheia de vida, com os filhos encaminhados na vida, quase aposentada. Viajar pelo