Tontura (vertigem) na EM

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O que é vertigem?

A tontura ou vertigem pode ser um sintoma da esclerose múltipla. Se a sensação é mais severa e dá a sensação de que o ambiente está girando, ela é chamada de vertigem. Vertigem é a sensação que você ou seu entorno estão se movendo. Pode fazer com que você se sinta instável, mais propenso a cair e fazer você se sentir enjoado.

Há uma série de abordagens para o gerenciamento de tontura e vertigem, incluindo programas de fisioterapia, medicação e exercícios.

 

O que causa vertigem?

Nossa capacidade de nos sentirmos orientados enquanto estamos parados ou em movimento depende de uma interação complexa de uma variedade de sistemas sensoriais; nossos olhos, os sistemas de equilíbrio em nossos ouvidos internos e as informações de sensores de movimento, toque e articulações por todo o corpo. Quando viramos a cabeça, nossos olhos, os sensores musculares do pescoço e os dois ouvidos internos dão informações correspondentes ao cérebro.

Se algo causa uma incompatibilidade na informação, isso afeta nosso senso de orientação e causa vertigem. Na EM, esses sintomas são causados ​​por danos nas áreas que coordenam a percepção e a resposta às informações visuais e espaciais. Existem outras causas de vertigem que não são da EM.

Quantas pessoas experimentam vertigem?

A pesquisa sugere que uma em cada três pessoas com esclerose múltipla poderá ser afetada por vertigem.

O que posso fazer se tiver vertigem?

Embora a vertigem seja um sintoma comum na EM, há outras causas não relacionadas de vertigem e tontura e o sintoma deve ser totalmente avaliado por um profissional de saúde.

Quais tratamentos existem para a vertigem?

O tratamento pode envolver fisioterapia, na qual um terapeuta determinará se determinadas posições da cabeça pioram o sintoma e, então, trabalhar para construir uma tolerância para a cabeça nessas posições.

Se o sintoma for mais grave, medicamentos podem, às vezes, ajudar.

Embora comum na EM, há outras causas não relacionadas de tontura e o sintoma deve ser avaliado por um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento.

 

 

Fonte: Trust MS – Traduzido e adaptado Redação AME: http://bit.ly/2MhV3UE

Explore mais