Por dentro do CNS: Setembro

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Setembro chegou, passou e, mais uma vez, trago o que fizemos ao decorrer do mês no Conselho Nacional de Saúde. Confira!

Em pleno Setembro Verde, em decorrência ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD) seguiu com a organização do Seminário Corpos (Re)existentes, que aproximou o debate sobre a deficiência e a importância de transversaliza-la nas diferentes políticas de saúde. Além de participarmos das reuniões de organização, mediamos os encontros do dia 02/09, que pautou Deficiência e sua relação com raça, classe e gênero, e do dia 08/09, onde fizemos um debate interno no CNS para estabelecer estratégias para que a deficiência também seja considerada nas discussões e construções das comissões do conselho. Confira a matéria do CNS sobre o encontro do dia 02/09 aqui.

Dia 03/09 participamos da Reunião do FORSUS (Fórum de Usuários do SUS), que foi destinado a dúvidas sobre o processo eleitoral para o triênio 2021-2024. Sobre a eleição, é possível acessar mais detalhes aqui. Caso queira contribuir com sugestões ou estar mais próxima/o da nossa representação, manda um e-mail para vitoria@amigosmultiplos.org.br, pois será um prazer te ter conosco, afinal essa representação é nossa!

Em 17/09 vimos também a 71ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, que teve entre suas pautas a avaliação das contas de 2020 do Ministério da Saúde. É inegável a condução desastrosa do Governo Federal em relação à pandemia, o que, para além da  avaliação financeira, também foi considerado na reprovação das contas pelo conselho. Para compreender melhor o que embasou esta decisão, confira aqui 

Dia 22/09, representando o CNS, participamos do seminário sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e suas implicações no SUS. O evento, realizado em parceria do conselho e da Fiocruz, teve diversas mesas para abordar o impacto da Lei nº 13.709/2018 no acesso à saúde. Enquanto AME, participamos da Mesa 2: Interseccionalidade, Consubstancialidade e a LGPD: Como garantir o cuidado de mulheres, dos idosos, LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências em tempos digitais. Confira mais detalhes sobre o seminário e nossa participação aqui.

Setembro também foi agitado na Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu), onde nos encontramos dia 21/09, para compreender os próximos passos para a realização dos Seminários Nacional e Regionais de avaliação da implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu), dia 24/09, onde participamos do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais e 25/09, onde conversamos com as lideranças dos estados e representantes do Conselhos Estaduais de Saúde e de Mulheres, que conduzirão as etapas regionais. Fique atenta aos encontros que ocorrerão na sua região e participe compartilhando sua vivência enquanto mulher no acesso à saúde. Confira detalhes e datas das próximas etapas aqui.

Para encerrar as atividades do mês, dia 28/08 acompanhamos o Seminário Integra: Investimento em pesquisa e desenvolvimento: a Fiocruz do Futuro, o Trabalho e a Tecnologia. O seminário foi parte do Projeto Integra, curso de formação de lideranças para promoção de estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. Nós, que atuamos em defesa de maior qualidade de vida para quem convive com condições crônicas de doença, como a EM, sabemos quanto o tratamento adequado e no tempo certo pode mudar vidas, não é mesmo? Por isso, discutir e compreender todo o processo que faz com que esse medicamento esteja (ou não) disponível pra você é fundamental!

Me conta, o que achou sobre nossas ações desse mês?

Te encontro novamente em outubro em mais um Por dentro do CNS!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a importância da participação social? Acesse nosso e-book Participação Social

 

AbraSUS,

Vitória da AME/CDD

Sobre o Por dentro do CNS:

Desde 2018, com o seu apoio, ocupamos uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde. Para você ficar por dentro do trabalho realizado (e que realizamos) nessa importante instância de controle social, criamos o Por dentro do CNS. Esse espaço conta com 02 publicações mensais: uma sobre as Comissões Intersetoriais – espaços consultivos fundamentais para a continuidade e acúmulo de discussões dentro do conselho – e essa, sobre nossas principais ações do mês no CNS.

Explore mais

Clube AME

O poder da soneca na Esclerose Múltipla

Descansar um pouco durante o dia pode ajudar a prevenir a fadiga, que é um dos principais sintomas da esclerose múltipla. Quais são os efeitos disso? Como deve ser praticado?