Por dentro do CNS: Setembro

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Setembro chegou, passou e, mais uma vez, trago o que fizemos ao decorrer do mês no Conselho Nacional de Saúde. Confira!

Em pleno Setembro Verde, em decorrência ao Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, a Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde das Pessoas com Deficiência (CIASPD) seguiu com a organização do Seminário Corpos (Re)existentes, que aproximou o debate sobre a deficiência e a importância de transversaliza-la nas diferentes políticas de saúde. Além de participarmos das reuniões de organização, mediamos os encontros do dia 02/09, que pautou Deficiência e sua relação com raça, classe e gênero, e do dia 08/09, onde fizemos um debate interno no CNS para estabelecer estratégias para que a deficiência também seja considerada nas discussões e construções das comissões do conselho. Confira a matéria do CNS sobre o encontro do dia 02/09 aqui.

Dia 03/09 participamos da Reunião do FORSUS (Fórum de Usuários do SUS), que foi destinado a dúvidas sobre o processo eleitoral para o triênio 2021-2024. Sobre a eleição, é possível acessar mais detalhes aqui. Caso queira contribuir com sugestões ou estar mais próxima/o da nossa representação, manda um e-mail para vitoria@amigosmultiplos.org.br, pois será um prazer te ter conosco, afinal essa representação é nossa!

Em 17/09 vimos também a 71ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Saúde, que teve entre suas pautas a avaliação das contas de 2020 do Ministério da Saúde. É inegável a condução desastrosa do Governo Federal em relação à pandemia, o que, para além da  avaliação financeira, também foi considerado na reprovação das contas pelo conselho. Para compreender melhor o que embasou esta decisão, confira aqui 

Dia 22/09, representando o CNS, participamos do seminário sobre Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e suas implicações no SUS. O evento, realizado em parceria do conselho e da Fiocruz, teve diversas mesas para abordar o impacto da Lei nº 13.709/2018 no acesso à saúde. Enquanto AME, participamos da Mesa 2: Interseccionalidade, Consubstancialidade e a LGPD: Como garantir o cuidado de mulheres, dos idosos, LGBTI+, indígenas e pessoas com deficiências em tempos digitais. Confira mais detalhes sobre o seminário e nossa participação aqui.

Setembro também foi agitado na Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu), onde nos encontramos dia 21/09, para compreender os próximos passos para a realização dos Seminários Nacional e Regionais de avaliação da implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu), dia 24/09, onde participamos do III Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais e 25/09, onde conversamos com as lideranças dos estados e representantes do Conselhos Estaduais de Saúde e de Mulheres, que conduzirão as etapas regionais. Fique atenta aos encontros que ocorrerão na sua região e participe compartilhando sua vivência enquanto mulher no acesso à saúde. Confira detalhes e datas das próximas etapas aqui.

Para encerrar as atividades do mês, dia 28/08 acompanhamos o Seminário Integra: Investimento em pesquisa e desenvolvimento: a Fiocruz do Futuro, o Trabalho e a Tecnologia. O seminário foi parte do Projeto Integra, curso de formação de lideranças para promoção de estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. Nós, que atuamos em defesa de maior qualidade de vida para quem convive com condições crônicas de doença, como a EM, sabemos quanto o tratamento adequado e no tempo certo pode mudar vidas, não é mesmo? Por isso, discutir e compreender todo o processo que faz com que esse medicamento esteja (ou não) disponível pra você é fundamental!

Me conta, o que achou sobre nossas ações desse mês?

Te encontro novamente em outubro em mais um Por dentro do CNS!

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a importância da participação social? Acesse nosso e-book Participação Social

 

AbraSUS,

Vitória da AME/CDD

Sobre o Por dentro do CNS:

Desde 2018, com o seu apoio, ocupamos uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde. Para você ficar por dentro do trabalho realizado (e que realizamos) nessa importante instância de controle social, criamos o Por dentro do CNS. Esse espaço conta com 02 publicações mensais: uma sobre as Comissões Intersetoriais – espaços consultivos fundamentais para a continuidade e acúmulo de discussões dentro do conselho – e essa, sobre nossas principais ações do mês no CNS.

Explore mais

Vida Social

Você já baixou nossos Ebooks?

Como parte do compromisso da AME em trazer conteúdos de qualidade, cheios de informação para o público que vive com Esclerose Múltipla, publicamos uma variedade