AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Os Benefícios da Reabilitação Restauradora

Os Benefícios da Reabilitação Restauradora

A reabilitação restauradora tem muitos benefícios se você tiver esclerose múltipla.

A reabilitação pode ajudar a mantê-lo tão ativo, capaz, seguro e comprometido no estágio que estiver da EM. É especialmente importante depois de um surto para recuperar toda a habilidade possível.

A reabilitação restauradora não interrompe a progressão da EM, mas pode melhorar sua qualidade de vida, diz Rosalind Kalb, PhD, vice-presidente do centro de recursos profissionais da National Multiple Sclerosis Society.

Pode ajudá-lo:

  • Manter a saúde geral
  • Melhorar a força, flexibilidade e equilíbrio
  • Treinar para problemas que podem vir pelo caminho
  • Ajudar a incorporar auxílios como bengalas e andadores
  • Aprender novas habilidades
  • Aumentar suas perspectivas mentais

EM é imprevisível e afeta todos de forma diferente. Portanto, é importante ter um programa de reabilitação projetado para você. Uma equipe de reabilitação procurará e identificará problemas, estabelecerá metas e apresentará tratamentos.

“Com a EM, você sempre deve intervir o mais cedo possível”, diz Francois Bethoux, MD, na Cleveland Clinic. Ele diz que o tempo certo pode realmente fazer a diferença na sua capacidade e qualidade de vida.

A reabilitação restauradora inclui:

  • Fisioterapia
  • Terapia ocupacional
  • Patologia da fala / linguagem
  • Terapia cognitiva
  • Aconselhamento

EM causa fraqueza muscular, rigidez, dormência e fadiga. Porque eles podem dificultar a caminhada e o exercício, as pessoas com EM são muitas vezes inativas, o que pode piorar os sintomas. A fisioterapia pode trazer grandes melhorias.

O exercício direcionado é o melhor, diz Herb Karpatkin, DSc, fisioterapeuta especializado em EM.

“Não é apenas exercício. É o exercício certo para a condição certa “, diz Karpatkin.

Por exemplo, se você tiver quedas por causa de sua EM, você precisa fazer exercícios diferentes do que alguém que precisa trabalhar somente na caminhada da resistência.

Seu equilíbrio, resistência, força e flexibilidade podem melhorar com a terapia. Isso pode ajudar mesmo se você estiver em uma cadeira de rodas.

Como a fadiga tende a ser um problema, a Karpatkin recomenda que você interrompa seu exercício. Por exemplo, em vez de 20 minutos de caminhada, caminhe por 5 minutos e descanse, quatro vezes.

É mais provável que você seja sensível ao calor se tiver EM. As roupas de refrigeração podem ajudar. Um estudo que Karpatkin mostrou um colete de refrigeração permitiu que a mesma pessoa caminhasse uma média de mais de 30 metros durante uma caminhada de 6 minutos.

Também é importante que você seja avaliado quando estiver cansado e quando não estiver. Dessa forma, seus terapeutas obtêm uma imagem verdadeira de que tipo de ajuda funcionará melhor.

Terapia ocupacional

Isso pode ajudá-lo a manter suas habilidades diárias. Seu terapeuta verá o que o desafia. Ele pode então:

  • Ajudar a melhorar a força e a coordenação do corpo superior
  • Oferecer dispositivos que possam ajudá-lo, como uma barra de apoio para o seu chuveiro, cozinha especial ou ferramentas de limpeza
  • Mostre-lhe como tornar a sua casa e local de trabalho mais confortáveis

Se você perdeu alguma habilidade por causa de um surto, ela pode ajudá-lo com habilidades de:

  • Cozinhar
  • Limpeza
  • Vestir-se
  • Tomar banho
  • Ir ao banheiro

Se necessário, seus terapeutas ocupacionais também podem:

  • Ensinar você a usar um andador ou bengala
  • Ajudar você a aprender como dirigir um carro usando controles manuais

Kalb diz que eles também podem ajudá-lo a descobrir quando você tem mais energia e foco, para que você possa planejar seu dia de uma forma que o torne mais produtivo.

Terapia cognitiva

Isso pode oferecer estratégias para problemas com atenção, foco, memória e resolução de problemas que podem acontecer com a EM. Cerca de metade dos pacientes com esclerose múltipla têm alguns desses problemas. Para ajudá-lo a se concentrar no trabalho, por exemplo, você precisará mover sua mesa para que não enfrente um corredor movimentado.

Para melhorar a memória, você pode aprender ferramentas para ajudá-lo a lembrar onde você coloca as coisas ou evita que você esqueça as coisas na sua lista de tarefas. Também há exercícios de computador que você pode fazer para trabalhar sua memória de curto prazo, velocidade de processamento e foco.

Terapia de fala / linguagem

Um terapeuta da fala / linguagem pode ajudar se você está tendo problemas para falar ou engolir. Menos controle muscular nos lábios, língua, palato mole, cordas vocais e diafragma podem causar problemas de fala e deglutição. Cerca de 40% das pessoas com EM têm problemas de fala.

Um terapeuta da fala / linguagem pode ensinar-lhe exercícios para ajudá-lo a relaxar e melhorar o suporte respiratório. Você também pode precisar de algo para ampliar sua voz ou um dispositivo de comunicação assistido por computador.

Aconselhamento

Esta é uma parte importante da terapia restauradora, não só para alguém com EM, mas também para os membros da sua família. Muitas vezes, encontrar um Grupo de Suporte de EM em sua área pode servir como um excelente sistema de suporte. Entre em contato com a Associações para pacientes de EM em sua região para encontrar um apoio local.

“Há um enorme componente emocional”, diz Kalb. “Aconselhamento realmente ajuda com o sentimento de perda e o medo da mudança”.

Se você tem EM, a reabilitação restauradora é uma maneira importante de você ficar ativo e produtivo como você puder ser. Fale com sua equipe médica para saber como podem ajudá-lo.

Fonte: https://wb.md/2J1BQkv, traduzido livremente.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS