Mudanças de estilo de vida para ajudar a gerenciar a EM

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Há uma série de coisas que você pode fazer todos os dias para maximizar a reserva neurológica. Lembre-se, antes de fazer qualquer alteração em sua dieta ou tentar uma nova atividade, pergunte ao seu médico o que é certo para você.

 

  1. Melhore a saúde do seu cérebro com o sono

A falta de sono pode causar problemas de equilíbrio, bem como problemas cognitivos (como piora da memória, dificuldade de concentração ou dificuldade para pensar na palavra certa). Ter pelo menos 7 horas de sono reparador a cada noite é bom para o cérebro.

 

  1. Processe informações mais rapidamente com exercícios aeróbicos

Níveis mais altos de aptidão aeróbica podem ser associados ao processamento mais rápido de informações, além de ter uma massa cinzenta mais profunda no cérebro. O exercício também é útil para o gerenciamento dos sintomas da EM. Então, fique tão ativo quanto você puder.  Algo tão simples como dar um passeio, jardinagem ou uma aula de aeróbica aquática pode ser útil.

 

  1. Estimule seu cérebro passando tempo com outras pessoas

Ser socialmente ativo pode ser bom para o seu cérebro. Se você está procurando ideias: tente se voluntariar, faça parte de um grupo de apoio de EM ou junte-se a um clube do livro.

 

  1. Reduza a inflamação com a dieta correta

Você pode se beneficiar de uma dieta pobre em gordura e colesterol, o que pode ajudar a reduzir a inflamação. Um estudo de dezembro de 2017 em Neurologia confirma que pessoas com esclerose múltipla que consomem mais frutas, verduras, legumes (como ervilhas, lentilhas ou feijões) e grãos integrais podem apresentar menos sintomas do que pessoas cuja dieta não é tão saudável.

 

  1. Desempenho cognitivo pode obter um impulso de vitamina D

Como a vitamina D pode afetar a função cognitiva em pessoas com EM, pergunte ao seu médico se você está recebendo a quantidade certa.

 

  1. Fumar pode piorar os sintomas da esclerose múltipla

A decisão de parar de fumar pode ter um grande impacto nos sintomas da esclerose múltipla, incluindo melhor resistência física, melhor cognição e menos recaídas e lesões. Se você fuma, pergunte ao seu médico sobre maneiras de largar o cigarro.

 

  1. Mantenha seu cérebro ativo e envolvido

Atividades como ler, escrever e jogar jogos de tabuleiro podem ajudar a melhorar sua saúde neurológica .

 

  1. Ajudar a aliviar os sintomas e o estresse praticando a atenção plena

Mindfulness é um estado de atenção ativa e aberta ao presente. Quando você está sendo “consciente”, você está observando seus pensamentos e sentimentos sem julgá-los de qualquer maneira.

– A meditação pode ajudar a aliviar o estresse – e os sintomas da EM

– A Yoga pode ajudar a fortalecer as articulações e os músculos – e aliviar a ansiedade. Yoga pode até mesmo ser feito sentado em uma cama ou cadeira de rodas

– Exercícios respiratórios (ou com foco na respiração) podem ajudá-lo a se sentir mais calmo e relaxar o corpo

Converse com seu profissional de saúde antes de participar de qualquer nova atividade.

 

Fonte: Multiple Sclerosis News Today – http://bit.ly/2KG0k4t

Traduzido e adaptado redação AME

Explore mais

Sintomas

Fadiga: 9 dicas para você se sentir melhor

De acordo com a National Multiple Sclerosis Society (NMSS), cerca de 80 por cento das pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla sentirão fadiga em algum momento