Se o nosso corpo precisa de exercícios para aumentar a disposição, por que com a mente seria diferente? Ao longo dos anos, o cérebro também perde sua capacidade produtiva e, caso não seja treinado com exercícios específicos, pode falhar. Por isso, o neurocientista norte-americano, Larry Katz, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.
A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. A psicóloga Mariuza Pregnolato explica: “O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória. Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente”.
Confira alguns dos exercícios benéficos ao cérebro:
3 exercícios de memorização:
1- Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;
2- Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;
3- Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar.
Fonte: Catraca Livre – 29/01/2015. Imagem: Creative Commons.