AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

AGOSTO LARANJA NA ARENA CORINTHIANS

AGOSTO LARANJA NA ARENA CORINTHIANS

Agosto Laranja na Arena Corinthians
Luiz Alexandre Souza Ventura, especial para a AME
luiz.ventura@amigosmultiplos.org.br
Falar sobre Esclerose Múltipla, explicar como age, quais são os sintomas e de que forma pessoas que enfrentam a doença. Essa é uma missão complexa, que exige conhecimento e habilidade, mas os esclarecimentos, quando compartilhados, podem ampliar a compreensão da sociedade sobre o que significa combater diariamente a doença neurológica que mais atinge jovens adultos no mundo e tem 2.5 milhões de casos confirmados em todo o planeta.
No último sábado, 19 de agosto, no intervalo da partida entre Corinthians e Vitória, em São Paulo, na casa do Timão, a Arena Corinthians – Itaquerão para os íntimos – uma multidão formada por mais de 42 mil pessoas foi apresentada ao Agosto Laranja e ao trabalho da AME.
Durante o intervalo da partida, cerca de 20 amigos múltiplos percorreram os quatro lados do gramado, usando uma camisa especialmente confeccionada para o evento, com a frase ‘80% dos brasileiros não sabem o que é Esclerose Múltipla’, a mesma que foi escrita em uma grande faixa laranja, carregada pelo estádio e usada também na foto oficial dos times antes do jogo começar.
“Divulgar a Esclerose Múltipla, é de extrema importância porque, apesar de ser a doença que mais afeta adultos jovens no mundo, ela é desconhecida exatamente entre esse público”, afirma Gustavo San Martin, fundador da AME. “Quando recebi meu diagnóstico, eu não busquei dados na internet, mas minha mãe fez isso. E ela me perguntou ‘filho, você vai morrer?’. A falta de informações determina a forma como encaramos a doença e também como vamos viver a partir desse momento”.
Para Gustavo, o prognóstico está muito atrelado à forma como a informação chega, assim como o diagnóstico precoce tem substancial impacto no fator ‘tempo’, algo que pode prejudicar tanto a vida de quem tem EM.
“Para explicar a doença, eu costumo dizer que é um curto-circuito no cabo elétrico. A capa vermelha protetora do fio seria a bainha de mielina, que é atacada pelo meu sistema imunológico. Nesse ataque, o fio pode ficar sem essa capa e surgem os primeiros sintomas. E o ataque pode ser mais sério, cortar o cabo, interromper a transmissão de energia e a comunicação entre os neurônios”.
Uma possibilidade que o fundador da AME considera positiva para os próximos anos é identificar ‘embaixadores da Esclerose Múltipla’ para promover ações em todo o País.
Quem também participou da ação na Arena Corinthians foi a advogada Daiana Hermesmeier Dias, que veio de Indaiatuba, no interior de São Paulo, junto com o marido Gabriel Dias. “É de grande importância que as pessoas tenham conhecimento sobre a EM. Os primeiros sintomas aparecem de forma sutil e, como melhoram em alguns dias, muitas pessoas relacionam a estresse ou cansaço. E recebem o diagnóstico anos mais tarde, em um estágio avançado da doença”.
Para Daiana, a campanha #AgostoLaranja é um marco para que as pessoas conheçam e entendam o que é a Esclerose Múltipla. “As redes sociais são usadas para propagar esse conhecimento. É uma das maneiras mais eficazes”.
Na avaliação de Jefferson de Melo Doljak, que também foi ao Itaquerão com a AME, acompanhando pela noiva, Mary Andrade Souza, o conhecimento é a fonte, quebra tabus, dogmas, preconceitos, abre a visão para combater a EM. “Isso torna a pessoa mais preparada para os desafios diários, que costumam ser muitos”.
Veruska Magalhães Scabim, que levou o marido e os dois filhos à Arena Corinthians, ressaltou que divulgar informações sobre a EM é importante para esclarecer a população. “É possível ter vida ativa após o diagnóstico. Não é o fim da linha”. Ela ressalta que a ação ajuda a reduzir a discriminação gerada pelo desconhecimento e também alerta sobre possíveis limitações, como a fadiga, por exemplo.
A campanha Agosto Laranja continua. Para participar, use a hashtag #AgostoLaranja em selfies publicadas nas redes sociais usando roupas ou pintura de cor laranja, iluminação em prédios públicos ou qualquer outra imagem. No próximo dia 30 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Esclerose Múltipla.
_________________________________
ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS