Dicas para Reduzir o Inchaço dos Corticoides

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

A inflamação é uma resposta natural do corpo para defesa de situações como lesões, infecções e a presença de substâncias estranhas. Porém na EM, o sistema imune não funciona de forma correta, e a resposta inflamatória prejudica seus próprios tecidos, causando rigidez, inchaço, calor, dor e sensibilidade em diferentes partes do corpo.

Os remédios corticoides possuem ação anti-inflamatória e imunossupressoras, as quais ajudam a diminuir e/ou interromper os processos que tornam as moléculas envolvidas na sua resposta inflamatória.

Porém um de seus efeitos colaterais é o aumento da reabsorção de sódio e consequentemente de água, o que leva a um aumento de fluido extracelular, conhecido como inchaço.

Paciente com EM, geralmente fazem o uso de corticoides como tratamento, e como consequência tendem a reter líquido. Mas há maneira de aliviar essa retenção (não de extinguir ela, pois é inevitável, mas tem como amenizar) seguindo essas dicas:

Aumente o consumo de água: Tenha uma garrafa e se comprometa a encher ela e beber 2 ou 3x por dia.
Chás Diuréticos: Estes podem ter potencial diurético, se tomados com regularidade, como o Chá de Hibisco e o Chá de Gengibre.

Evitar o consumo de alimentos muito salgados nos dias de muito inchaço.

Melhore a ingestão de proteínas e controle a ingestão de carboidratos. EM alguns casos também é necessário o ajuste de potássio na dieta.

Claro que existem muitas outras técnicas e ferramentas na própria alimentação que podem dar uma ajuda e tanto, mas para essas estratégias é necessário uma avaliação individualizada para que haja uma prescrição bem pensada e equilibrada.

E você? Tem tido muito esses inchaços? Se sim, teste essas dicas por alguns dias e melhore o inchaço de forma mais efetiva!

Explore mais

blog

Ver alegria e esperança

Ver alegria e esperança… Depois de um tempo, os traumas cicatrizam, mas a tristeza não respeita calendário. E, quando a gente menos espera, reaparece num

blog

Nova jornada

Uma nova jornada… você está prestes a ler o meu relato de como foi receber o diagnóstico de Esclerose Múltipla. Depois do pesadelo, um belo