Pergunte ao especialista: tabagismo e Esclerose Múltipla

Neurologista explica sobre o impacto que fumar tem no corpo de uma pessoa com esclerose múltipla.

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O neurologista Richard Nicholas, do  Registro de Esclerose Múltipla do Reino Unido, fala sobre o impacto que fumar pode ter no seu corpo. Perguntamos a ele sobre os benefícios de parar de fumar e o suporte disponível para ajudá-lo a parar.

Qual é a evidência de que fumar faz mal para pessoas com esclerose múltipla?

Richard diz: Este é um tema em que a pesquisa tem se desenvolvido ao longo de muitos anos. Fumar não é bom para nós em geral. Afeta os pulmões e causa danos aos vasos sanguíneos nas pessoas ao longo do tempo. Também pode causar o desenvolvimento de outras condições (conhecidas como comorbidades), já que o fumo causa outros danos em seu sistema, como aos pulmões. Isso pode ter um impacto nos sintomas da esclerose múltipla.

Na esclerose múltipla, você não está funcionando de forma ótima em termos do seu sistema nervoso. Quando se tem esclerose múltipla, é importante manter a saúde geral boa, para manter todas as outras partes do seu corpo funcionando no seu melhor. Por exemplo, mantendo-se ativo e comendo de forma saudável. Manter o corpo saudável dá a você a capacidade de compensar os danos que a esclerose múltipla pode causar.

Há bastante dados acumulados ao longo dos anos que mostram que, com o tempo, fumar faz a condição piorar um pouco mais rápido. Um dos problemas que temos então é: por quê? É porque as pessoas que fumam têm outras coisas erradas com elas? Parece que não. Foi demonstrado que fumar causa danos que tornam a esclerose múltipla pior.

O que há de prejudicial no tabagismo?

Richard Nicholas: Não temos todas as respostas, mas acreditamos que o problema está no próprio fumo. Não tanto no lado da nicotina, mas sim em inalar o fumo em si. É isso que causa danos e inflamação nos vasos sanguíneos. A boa notícia é que, se você parar de fumar, esses danos podem desaparecer bastante rapidamente.

E quanto ao uso de cigarros eletrônicos?

Richard diz: No Registro de EM, começamos a analisar o uso de vaporizadores. Alguns vaporizadores têm nicotina e outros são livres de nicotina, mas todos têm bastante fumo. Esse fumo é bom para você? Acho que essa é a pergunta para muitas questões de saúde que ainda estamos tentando entender. Mas certamente coisas como adesivos de nicotina e outras intervenções desse tipo não têm o mesmo problema.

Quais são os benefícios de parar ou reduzir o tabagismo?

Richard: Uma das coisas que mostramos recentemente no Registro de EM é que muitas coisas podem piorar quando se está fumando. No entanto, parar de fumar pode melhorar essas coisas novamente. Uma coisa positiva é que, se você conseguir parar, seu corpo se repara e os danos causados pelo tabagismo podem melhorar. Além disso, seu risco de câncer diminui após cerca de cinco anos e seu risco de AVC diminui ainda mais rápido.

Outra coisa que descobrimos é que fumar menos também é melhor para você.

Em relação à esclerose múltipla especificamente, parar de fumar é tão eficaz quanto tomar um medicamento modificador da doença. Este é um efeito muito significativo. Com o tempo, isso mantém as pessoas saudáveis por mais tempo.

E quanto ao uso de cannabis?

Richard diz: Cannabis é uma área difícil. Em termos de consumir cannabis, geralmente acreditamos que fumar é o que causa danos. Ao fumar cannabis, normalmente é feito sem filtro. Portanto, é muito mais prejudicial para o sistema em geral. Em pessoas que fumam cannabis, pode causar problemas ao redor da boca, como úlceras.

“Parar de fumar é tão eficaz quanto tomar um medicamento modificador da doença. Este é um efeito muito significativo.” Professor Richard Nicholas

O tabagismo pode piorar a progressão da esclerose múltipla?

Richard: Sim, investigamos isso no Registro de EM. Temos cerca de 17.000 pessoas que responderam a questionários e 5.000 usuários regulares que preenchem questionários a cada seis meses. A partir disso, podemos observar como as pessoas com EM estão mudando ao longo do tempo. Podemos identificar o início de tratamentos ou outras intervenções. Podemos ver quando as pessoas começam a fumar e os danos subsequentes que isso causa ao longo do tempo. Por exemplo, pode afetar a função motora em termos de caminhar.

Que apoio e tratamentos estão disponíveis para ajudá-lo a parar de fumar?

Richard diz: Existem uma variedade de tratamentos de terapia de reposição de nicotina (TRN) disponíveis. Isso ocorre porque é a nicotina que as pessoas se viciam.


Como é no Brasil

O Brasil conta com um Programa Nacional de Controle do Tabagismo, uma medida lançada pelo Ministério da Saúde para O articular a Rede de tratamento do tabagismo no SUS, as campanhas e outras ações educativas e a promoção de ambientes livres da fumaça do tabaco. Esse método segue o protocolo clínico para dependência de nicotina. Interessados devem buscar junto às secretarias de saúde municipais e estaduais ter acesso ao tratamento e acompanhamento. O tratamento inclui uma abordagem terapêutica cognitivo comportamental. Caso seja necessário, ainda haverá apoio medicamentoso com as terapias de reposição de nicotina (adesivo e goma de mascar). Leia mais sobre isso.


O que você diria a alguém que vive com EM e está pensando em parar de fumar?

Richard: O problema para nós, profissionais de saúde, ao recomendar que as pessoas parem de fumar, é que obviamente há benefícios para a saúde. Mas do ponto de vista de alguém com EM, será que fumar traz outros benefícios para suas vidas que eles não querem perder? Fumar pode ser uma parte importante da vida social das pessoas, por exemplo, e ajudá-las a relaxar em dias em que a EM pode trazer desafios muito reais. Portanto, a conversa sobre parar pode ser complicada.

 Geralmente, eu diria que parar de fumar é uma coisa boa a se fazer. No entanto, não é fácil. Ter apoio é importante. Você precisa decidir que está comprometido em parar. Pode ser muito difícil, pois é um hábito que muitas pessoas apreciam. O que eu diria é para reduzir o consumo de forma gradual. Mesmo que você reduza pela metade, já está no caminho certo. Comece pequeno. Parar de fumar é importante para sua saúde no futuro, especialmente se você tem EM. Dar passos gerenciáveis é importante.

Publicado originalmente em MSTrust.org.uk 

Traduzido e adaptado por REDAÇÃO AME

Explore mais