Memória

Olá, amigos múltiplos!

Depois de um longo tempo debilitada, eis que estou melhor. Finalmente estou mais disposta e com energia para retomar a minha rotina. E por falar em rotina, acrescentei exercícios de memória nela. Muitos de nós ficam com a memória prejudicada em função dos surtos da EM. Eu sou uma delas. Não lembro de ter falado isso aqui, mas estou no terceiro curso de inglês. Fiz CCAA e Cultura Inglesa. Atualmente estou no CNA. Eu tenho muita dificuldade para aprender qualquer idioma e isso, em parte, é problema da dislexia. Com a memória afetada pela EM tudo só piorou. Mas eu não desisto. Terei mais um diploma, de um curso diferente para minha coleção. Minhas filhas até sugeriram que nós só conversássemos em inglês, mas tudo é tão difícil pra mim que eu prefiro ter uma rotina de compromisso financeiro – o fato de eu estar pagando me compromete ainda mais com o processo. Tanto, que fui a primeira aluna da turma nesse semestre!

Além do curso de inglês, faço exercícios para o cérebro todos os dia. A leitura era um dos meus hábitos preferidos, que tornou-se uma tortura quando debruço-me mais do que 15min. em um livro, mas não desisto dela, porque me dá muito prazer. O que faço? Leio apenas 10 minutos por dia, antes de dormir (coloco no alarme do celular e ao final de 10min. ele me avisa, paro onde estiver). Terminar um livro é uma questão de honra! Eu tenho vários livros que comecei e larguei de lado. Agora, a brincadeira é outra: só inicio um livro novo quando termino o que estou lendo. Não importa o tamanho. No momento estou lendo “Dia a dia com Spurgeon. Manhã e Noite”, ganhei de um hóspede e estou adorando a leitura – muito diferente de todas que já fiz até hoje.

Faço Yoga e ao final das aulas tem sempre meditação. Acrescentei meditação antes de dormir, mas antes de meditar, eu seleciono as palavras do livro que estou lendo e não sei o significado e busco sobre elas quando o tempo acaba, anotando o significado em um caderninho. Por exemplo: as palavras de ontem foram: réquiem e amalequitas . Depois disso eu medito até dormir – minha meditação para dormir parte de eu prestar atenção na minha respiração – apenas isso. O foco é a minha respiração. Não sei quanto tempo levo fazendo isso. Não me ocupo disso, apenas em esvaziar a mente, concentrando na respiração.

Vocês já devem conhecer ou ter ouvido falar nos vídeos do site “INCRÍVEL” (https://incrivel.club/). Tem um, em especial, que eu acho muito bacana: “10 Exercícios que vão deixar você mais inteligente em uma semana”. Eles selecionaram um grupo de atividades bem legais para qualquer pessoa exercitar o cérebro. Eu super indico, por isso o acrescentei aqui na página.

Além disso, hoje, tem vários grupos de neurocientistas que têm atividades para turbinar o cérebro, através de jogos pelo computador. Eu indico a NeuroForma Brasil – http://neuroforma.com.br

Espero que tenham gostado das dicas e que inspirem-se e trabalhem muito a memória – ainda que não precisem…