Um de nós conseguiu seu primeiro emprego.
Um de nós formou-se na universidade.
Um de nós tornou-se mãe.
Um de nós tornou-se pai.
Um de nós concluiu seu mestrado.
Um de nós conseguiu uma super promoção.
Um de nós acabou de lançar um livro.
Um de nós faz sucesso no teatro.
Um de nós iniciou novo tratamento.
Um de nós está há tempos sem um novo surto.
Um de nós abandonou as muletas e voltou a andar sem apoio.
Um de nós adaptou-se bem à cadeira de rodas.
Um de nós é um artista plástico incrível.
Um de nós correu uma maratona.
Um de nós trilhou o caminho de Santiago.
Um de nós casou-se com seu grande amor.
Um de nós fez a sua viagem dos sonhos.
Um de nós está maravilhado com a chegada do primeiro neto.
Um de nós coordena uma grande empresa.
Um de nós esta sempre pronto a ajudar outros de nós.
Um de nós vence, todos nós vencemos.
Neste mês comemoramos o dia mundial da Esclerose Múltípla. Sim, a gente comemora porque toda vida tem valor e não é a EM que diminui o valor da nossa. A gente comemora porque é nesse dia que falamos mais abertamente sobre nossas vitórias e dificuldades e trabalhamos para disseminar a informação e diminuir os preconceitos. A gente comemora porque vencemos nossas batalhas diariamente, mesmo ainda tendo outras tantas para lutar.
YES, WE CAN! Nós podemos ter uma vida normal, boa e feliz, mesmo com limitações. Porque o que nos limita mesmo é a amargura, a falta de fé em nós mesmos, o pessimismo.
Então, comemoremos nosso dia, nosso mês, cada pequena vitória individual, nossas vitórias coletivas. Porque é isso que nos fortalecerá para as próximas batalhas.
————————————————————————————-
- ''Yes we can'' foi o lema de campanha de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos (2009 – 2016) utilizado desde as primárias do partido democrata para a escolha dos candidatos ao senado em 2004. O lema é uma variação que tem origem no ''Yes, it can'', ou no espanhol ''Sí, si puede'', que foi lema da luta dos trabalhadores do United Farm Workers (UFW – Sindicato dos Trabalhadores Rurais) dos EUA na década de 1970, quando os líderes sindicais César Chávez e Dolores Huerta fizeram uma greve de fome de 25 dias para protestar por melhores salários e condições de trabalho.
- O termo "Um de nós" foi utilizado para uniformizar a narrativa, mas significa qualquer um ou uma das pessoas com Esclerose Múltipla.
- Cada pequena vitória relatada nesse texto, baseia-se em fatos reais, ocorridos com pessoas reais que eu realmente conheço.