Um ano de Clube AME

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Lá atrás, em junho de 2021, tivemos a ideia de criar uma newsletter com uma “cuidadoria” de conteúdos sobre Esclerose Múltipla, especial para assinantes. E foi assim que nasceu o Clube AME.

Hoje, um ano depois, percebemos que conseguimos transformar boa parte do conteúdo em um texto fluído para leitura quinzenal. Tivemos muitas news com formatos diferentes e acreditamos que enfim encontramos o tom da nossa narrativa (recebemos muitos feedbacks de vocês, o que nos deixa sempre muito contentes).

Buscamos nos melhores websites de notícias de saúde do mundo todo tipo de novidade sobre a Esclerose Múltipla e outros temas relacionados, para que você possa se informar, de uma maneira dinâmica e leve (cheia de conteúdos, GIFs divertidos e histórias marcantes) a cada edição quinzenal do Clube AME. 

Queremos comemorar essa conquista e compartilhar com vocês os nove conteúdos mais acessados neste período (16 de junho de 2021 a 14 de junho de 2022). Boa leitura! 

***

TOP 9 conteúdos:
Aniversário do Clube AME de 1 ano

 

TOP 9 – “A Esclerose Múltipla pode afetar sua saúde bucal?”

Do primeiro Clube AME, para o TOP 9! O texto sobre saúde bucal na Esclerose Múltipla atraiu muitos leitores ao longo deste ano. É um conteúdo traduzido, a história de Matt Cavalo, um americano que se gabava por ter tido dentes perfeitos desde criança. Matt passou a ter mais problemas de saúde bucal depois do diagnóstico de EM na idade adulta, então ele deu diversas dicas para esses cuidados. Confira AQUI essa história (traduzida do site MS Focus Magazine).

 

TOP 8 – “Diferenças entre Esclerose Múltipla e Fibromialgia”

O top 8 traz as diferenças entre duas doenças. Este texto foi traduzido a partir de uma demanda percebida nos grupos de WhatsApp e Facebook. Há uma pequena confusão entre as diferenças da EM e da Fibromialgia. Na verdade, elas são condições muito diferentes e, por vezes, possuem sintomas semelhantes. AQUI você pode ler o texto completo no site da AME, traduzida pelo time da AME do site Healthline.

 

TOP 7 – “8 maneiras de limpar a mente”

Pense em uma mesa cheia de pedaços de diferentes projetos, documentos e papéis importantes. Quando você precisa encontrar uma informação específica, essa desordem pode dificultar bastante seu trabalho. Da mesma forma, quando pensamentos aleatórios e angustiantes se acumulam em seu cérebro, você pode acabar perdido nas informações que acumula em sua própria mente. O time da AME traduziu AQUI oito dicas para ajudar a limpar a mente (conteúdo original do Healthline).

 

TOP 6 – “Sintomas da EM muitas vezes aparecem anos antes do diagnóstico”

Em sexto lugar ficou esse texto traduzido da Multiple Sclerosis News Today. Muitas pessoas com Esclerose Múltipla começam a sentir os sintomas da doença vários anos antes de serem diagnosticadas. Este conteúdo narra os achados de um estudo publicado no ano passado. Confira AQUI tudo sobre o assunto!

 

TOP 5 – “Dormência e formigamento na Esclerose Múltipla”

Mais uma das traduzidas, nela falamos que o formigamento e a dormência podem ser os primeiros sintomas relatados, mas podem acontecer a qualquer momento ao longo da jornada da EM. Mas é claro que só porque você está experimentando essa sensação, não significa que tenha EM, também pode ser causado por outras coisas. Confere AQUI essa matéria super acessada no nosso site, traduzida da Healthline.

 

TOP 4 – “Estudo revela que vírus Epstein-Barr pode ser uma das causas da Esclerose Múltipla”

Essa é uma das nossas, pautada por vocês, é claro. Num belo dia recebemos centenas de mensagens nos informando que tinham descoberto a causa da EM (não é bem assim, infelizmente). Aí fomos atrás e fizemos essa matéria super informativa sobre o vírus Epstein-Barr e a sua relação com a EM. Ainda entrevistamos a neurologista Raquel Vassão, do conselho científico da AME. Vem ler AQUI!

 

TOP 3 – “12 alimentos para ajudar com uma dor de cabeça ou de um ataque de enxaqueca”

Pois é, que tempos vivemos! A dor de cabeça é uma constante em qualquer contexto. O número de acessos a essa matéria prova isso e ficamos contente em poder contribuir para que mais pessoas encontrem alimentos saudáveis e dicas para se sentirem melhor. Comer uma variedade de alimentos ​​e manter-se hidratado pode ajudar muito a prevenir ou aliviar a dor de cabeça , aprendendo os gatilhos que podem desencadear a dor, que podem ser diferentes de pessoa para pessoa. Mas clique AQUI para acessar essa matéria, traduzida do site Everyday Health.

 

TOP 2 – “6 sinais de excesso de Vitamina D no organismo”

Em segundo lugar neste nosso ranking está essa matéria traduzida do site  Healthline, sobre os sinais de excesso de Vitamina D no organismo. A gente sabe que a Vitamina D vem ganhando amplo espaço nos tópicos de saúde e bem-estar como um importante papel para o nosso corpo. Mas justamente por ser comum, muitas pessoas usam suplementos além do necessário e acabam passando por intoxicação de Vitamina D. Lembre de procurar um profissional de saúde e evitar riscos desnecessários e acabar causando problemas, como níveis de vitamina D superiores a 100ng/mL, hipercalcemia (causa náusea, vômito, dor de estômago, fadiga, perda de apetite, pressão alta, pedras nos rins, desidratação, etc.), lesões renais, alterar o estado mental, etc. Não é brincadeira! Veja AQUI a matéria completa!

 

TOP 1 – “Dicas para reduzir o inchaço dos corticoides”

E o Oscar vai para… essa matéria feita pelo nosso time em parceria com a nutricionista Beatriz Giannichi, com dicas para reduzir o inchaço dos corticoides. É… parece que muita gente tem realmente muita preocupação com o uso de corticóides e seus efeitos no corpo. A Beatriz conta lá no texto que de fato esses medicamentos tendem a reter o líquido e que existem algumas dicas para aliviar a retenção… você sabe quais são? água e chás! Vai LÁ e leia as dicas completas!!!

Receba essas maravilhas de conteúdo! Assine o Clube AME aqui.

É isso! Você gostou do nosso TOP 9 de aniversário de 1 ano do Clube AME? Conta pra gente!

Abraços múltiplos!

Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Explore mais