Você conhece a acupuntura?

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

A acupuntura é uma terapia complementar por vezes utilizada por pessoas com esclerose múltipla.

A acupuntura é um elemento da medicina tradicional chinesa . Acredita que a saúde depende da força vital do corpo ou do fluxo de energia (qi – pronuncia-se chee). O Qi se move de maneira suave e equilibrada pelo corpo ao longo de caminhos chamados meridianos. Se o qi ficar desequilibrado ou bloqueado, pode resultar em doença. Usando agulhas finas em pontos-chave do corpo, o acupunturista pode desencadear a resposta de cura do corpo e ajudar a restaurar o equilíbrio natural.

Uma pesquisa americana de 1.000 pessoas com esclerose múltipla descobriu que cerca de um em cada cinco usaram a acupuntura, principalmente para  dor ou  ansiedade.

Cerca de metade também disse que os problemas de fadiga , depressão , espasticidade e sono melhoraram.

Apesar de uma grande quantidade de apoio anedótico para a acupuntura para os sintomas da esclerose múltipla, tem havido uma pesquisa limitada na área.

Uma revisão analisou a pesquisa em acupuntura para uma gama de condições diferentes da EM. Isso encontrou algumas evidências de que isso poderia ajudar em alguns tipos de dor, mas não em todos.

Apesar de não haver provas suficientes para fazer alegações a favor ou contra o uso de acupuntura na EM, geralmente é considerado seguro quando fornecido por um profissional experiente e treinado usando agulhas estéreis de uso único. Existem várias organizações que mantêm profissionais de acupuntura no Brasil.

Sempre, em contato com o profissional que te acompanha, veja qual melhor estratégia para o seu caso.

 

 

https://www.mstrust.org.uk/a-z/acupuncture

 Traduzido e adaptado – Redação AME.

Explore mais