AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Pulsoterapia: dicas de nutrição

Pulsoterapia: dicas de nutrição

A pulsoterapia é um tratamento com corticoide que busca ajudar a parar o surto, em pacientes com Esclerose múltipla. Durante e após o tratamento, é comum algumas pessoas se queixarem de sintomas como inchaço e ganho de peso.

O que acontece?

O corticoide aumenta a produção de insulina que estimula o organismo a se preparar para combater uma agressão. A forma desta defesa é reter mais energia no corpo para preservação. Assim o organismo necessita de maior aporte energético e calórica para “combater” esta agressão. Mas por que a vontade de determinados alimentos? Primeiramente o organismo solicita maior consumo de alimentos energéticos (há 2 grupos alimentares de alimentos energéticos – carboidratos e gorduras).

Os alimentos ricos nestes nutrientes são: Pães, bolos, biscoitos, massas, arroz, batata, mandioca, mandioquinha, além de óleos e gorduras. O segundo motivo da escolha alimentar é a preferência alimentar, que está relacionamento com memória alimentar e palatabilidade.

A memória alimentar sao nossas lembranças e nossa relação com alimentos e sensações que eles nos promovem e nos remetem a lembrar. Portanto nenhum indivíduo neste momento tem fome e vontade de comer alface, e sim, um bolo que a avó fazia etc.

Então o que devo fazer?

Você deve consumir alimentos energéticos (Pães, bolos e massas), mas dar preferência para estes alimentos integrais pois auxiliam no controle glicêmico e promovem mais saciedade. E associado a estes alimentos comer carne bovina, suína, frango, peixes ou ovos e verduras, legumes – para melhor qualidade alimentar e promover mais saciedade.

Você já conhece a série “Conheça Melhor o seu Remédio”? Confira aqui mais informações sobre a pulsoterapia.

Profissional responsável:

Nutr. Ms. Tatiana Souza Alvarez – Nutricionista Clínica –  Consultório Multidisciplinar, Docente universitária – Curso Nutrição –  FMABC, Tutora – Residência Multiprofissional – FMABC, Mestre em Ciências da Saúde – UNIFESP/EP, Especialista em Obesidade e Cirurgia Bariátrica

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *