Esclerose Múltipla em filmes e séries, você já viu?

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Estou sempre muito interessado quando vejo não só Esclerose Múltipla, mas qualquer doença crônica, em filmes e séries, ou entretenimento em geral. 

Não estou falando de celebridades que sofrem com a doença, mas sim de como ela é retratada em filmes, programas de TV, livros, histórias em quadrinhos, etc. A forma como a Esclerose Múltipla (EM) é mostrada no entretenimento pode ter um grande impacto em nossas vidas. Para muitas pessoas, essa é sua única exposição real à doença, então quando encontram pessoas como nós, é nisso que elas pensam. 

Além disso, imagino que, quanto mais uma doença é retratada, mais provável é que novas pesquisas sejam financiadas e mais doações as sociedades de EM recebem. E não sei quanto a você, mas me faz bem ver um retrato preciso da EM no entretenimento. Isso me faz sentir visto e como se eu pertencesse a um grupo. Obviamente que, por outro lado, um retrato pobre terá impactos negativos.

 

Darkhawk ou Falcão de Aço

Uma das minhas histórias favoritas (e recentes) que envolveram a EM foi o personagem da Marvel Darkhawk (Falcão de Aço). Agora, uma ressalva, falei com o autor enquanto ele estava escrevendo e discuti minha vida com a EM com ele. Então, eu tenho um pouco de interesse próprio lá, mas fiquei muito feliz com a maneira como a EM do personagem foi ilustrada.

 

Law & Order

Existem vários episódios de Law & Order: Special Victims Unit que apresentam um personagem com EM. Todos com diferentes graus de precisão. Na maioria das vezes, serve como um ponto de virada conveniente para demonstrar por que algo aconteceu ou para tornar a vítima mais vítima (exemplo: temporada 11, episódio 17).

 

The Golden Girls

Eu acho que é sempre importante olhar não apenas para a presença do tema da Esclerose Múltipla no entretenimento, mas também para doenças crônicas em geral. 

Quero dar meu exemplo favorito, o episódio de duas partes de The Golden Girls (em português foi traduzido para “Supergatas”) intitulado “Sick and Tired” (episódios 1 e 2). Agora, e isso pode ser uma das coisas mais estranhas sobre mim, eu sou um grande fã de Golden Girls, é um show que é engraçado, eu cresci com isso, e era descontroladamente progressista para a época. Este episódio é muito especial para mim. Basicamente, Dorothy está cansada o tempo todo e tem outros problemas de saúde. Ela vê médico após médico e ninguém pode ajudá-la. 

Ela é constantemente ignorada e dizem que está tudo em sua cabeça (realmente falando sobre um problema comum para as mulheres que ainda prevalece hoje).

Estou tentando não dar um resumo completo, mas ela eventualmente encontra um médico que a diagnostica (com encefalomielite miálgica/síndrome da fadiga crônica, no entanto, a EM é mencionada em um momento). 

Meu ponto é que a experiência dela ao longo dos dois episódios se parece muito com o que muitos de nós experimentamos ao tentarmos ser diagnosticados. Se você tem algum tipo de doença crônica, recomendo o episódio fortemente (e, novamente, isso foi ao ar há mais de 30 anos e eles acertaram na experiência, o que diz muito, não apenas sobre o programa, mas até onde chegamos).

 

Leia mais no site da AME:

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: Multiple Sclerosis Net

Escrito por Devin Garlit, em 27 de abril de 2022.

Explore mais

Qualidade de Vida

10 mitos da esclerose múltipla

Por Maurício Brum, da Redação AME/CDD   Você certamente já ouviu falar da esclerose múltipla. Mas, até pelo nome da doença e pelo desconhecimento sobre