AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

4 dicas contra a dormência

4 dicas contra a dormência

Dormência é um dos sintomas mais comuns para aqueles que vivem com a EM. A dormência pode se manifestar de várias formas. Alguns irão sentir um formigamento,  alfinetadas e agulhadas em todo o seu corpo, outros podem sentir sensações de queimadura, e outros ainda podem perder a sensação completa de uma ou mais partes do seu corpo.
Não há maneira de prever como a dormência irá afetá-lo, e não existe um tratamento comprovado para eliminar a dormência completamente. No entanto, existem muitas maneiras que você pode enfrentar e reduzir o seu adormecimento. As abordagens a seguir podem ajudá-lo a reduzir a sua dormência causada pela EM, restaurar a sensação, e podem até reduzir a probabilidade de que este sintomas entorpecente agrave-se novamente.
Acupuntura
A acupuntura é uma abordagem muito popular, holística para a dor crônica e dormência. Muitos muitas vezes procuram a acupuntura para reduzir enxaquecas, ansiedade e dores de artrite. Para aqueles que vivem com EM, a acupuntura é uma terapia alternativa popular para pacientes com esclerose múltipla, porque pode restaurar a sensação para as áreas específicas de dormência. Isso ocorre porque a acupuntura estimula a circulação e influencia o comportamento dos neurotransmissores do cérebro através da utilização de agulhas especificamente colocados. Isto é especialmente importante para aqueles com EM.
Enquanto a EM provoca uma falha de ignição e comunicação nos neurotransmissores, a acupuntura pode retornar a comunicação normal entre o sistema nervoso e no resto do corpo e restaurar a sensação para as áreas afetadas. Enquanto os efeitos da acupuntura raramente são de longo prazo, as visitas continuaram e discussão adequada entre você, o seu médico, e seu acupunturista pode proporcionar um alívio muito necessário.
Quente e Frio
Mudanças rápidas de temperatura, quando voltadas para a área particular de dormência, pode proporcionar um alívio rápido, especialmente entre aqueles que experimentam a dormência ou formigamento com sensação de queimação ou de frio.
Para aqueles com Dyesthesia (dormência ou queimação) a aplicação de compressas frias ou a submersão da parte do corpo adormecida em água fria pode aliviar muito a sensação durante por um período de tempo. Mesmo uma superfície ou piso frio pode proporcionar algum alívio para os pés em chamas, por isso considere andar descalço ao longo destes tipos de superfícies, se você está enfrentando esse tipo de dormência.
Para aqueles com parestesia (formigamento ou dormência) formas de aquecimento são ótimas para reduzir os sintomas. Você pode comprar bolsas térmicas que possam ser aquecidas no microondas. Algumas são feitas de pérolas que retêm o calor e podem ser usadas nos pés, ao longo dos ombros, na parte de trás do corpo, ou onde quer que você esteteja enfrentando dormência.
Modificar a sua dieta
Às vezes, os sintomas são causados por algo “de fora” mas que está afetando o seu sistema nervoso, levando-o a se manifestar em uma sensação entorpecente em uma determinada parte do seu corpo. Muitas vezes, este fator “de fora” está na sua dieta. Muitos pacientes com EM identificam o glúten de trigo como uma causa para muitos de seus surtos de sintomas, e uma vez que o removeram de suas dietas, eles percebem uma redução drástica dos sintomas. Comer alimentos sem glúten e anti-inflamatórios pode ajudar você a gerenciar melhor seus sintomas de esclerose múltipla.
Tente eliminar ingredientes-chave de seus planos de refeições diárias, como o glúten, laticínios e açúcar, e observe se há alguma mudança em seus sintomas. É importante fazer estas alterações, lentamente, removendo um ingrediente de cada vez. Isto não só irá ajudá-lo a diminuir as possíveis influências sobre seus sintomas, mas também irá reduzir o estresse em seu corpo. Mudanças na dieta podem mexer com o equilíbrio do seu corpo e provocar novos focos de sintomas, por isso, converse com seu médico sobre a melhor maneira de abordar uma nova dieta e implementá-la da maneira mais saudável.
Medicamentos com receita médica
Finalmente, existem medicamentos no mercado que o seu médico pode prescrever para reduzir a sua dormência causada pela EM. Muitos destes medicamentos focam nas deficiências de vitaminas que podem influenciar os surtos, especialmente a vitamina B12. Você vai precisar discutir esses efeitos colaterais com o seu médico e comunicar suas necessidades específicas antes de partir para uma receita médica.
Concluindo
Infelizmente, não existe nenhuma cura definitiva para a EM ou para os seus sintomas. Embora a dormência raramente afete grandes áreas do corpo, e geralmente é o menor dos seus desconfortos, ainda existem muitas maneiras que você pode melhorar a sua dormência e reduzi-la significativamente. Abordagens holísticas, como acupuntura ou simples alterações em sua dieta pode ter resultados surpreendentes. Além disso, se você está entre a pequena população de pacientes que sofrem de dormência grave EM, medicamentos podem reduzir significativamente os sintomas.
No entanto, encontrar o caminho certo é algo que cabe a você. Converse com seu médico e outros pacientes de EM, a fim de encontrar a melhor abordagem para você. Só você sabe como seu corpo vai responder a certos comportamentos, e isso é importante no momento de decidir como você vai reduzir a sua dormência causada pela EM.

 

 

MS Living Sympthom Free. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta