AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Você não está sozinho! – Um artigo sobre pessoas famosas e EM

Você não está sozinho! – Um artigo sobre pessoas famosas e EM

Descobri ontem, para minha surpresa, alguns blogs sobre temas de relacionados à saúde. Desde 2006, uma das minhas principais áreas de foco tornou-se a esclerose múltipla.

Uma coisa que notei durante os primeiros dias foi a discussão sobre as celebridades vivem com esclerose múltipla. Eu sempre suspeitei que isso se deve, em parte, ao estado curioso da EM ser uma condição de minoria quando comparado com, digamos, a diabetes, mas ainda com uma prevalência substancial. Tem sido sugerido que há cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo que tem esclerose múltipla. Se levarmos em conta a família e amigos que os apoiam, a comunidade de EM é bastante substancial.

Mas isso não impede que muitos pacientes de esclerose múltipla sintam-se sozinhos e isolados, e esse sentimento reflete em um interesse totalmente natural em saber sobre outras pessoas que também vivam com EM. Tanto em nossas comunidades locais, como também celebridades, e em todo o mundo.

O objetivo de compartilhar sobre algumas das pessoas famosas que vivem com EM, é o fato de eu sentir que isso pode ter uma contribuição positiva para a comunidade de EM de alguma forma. Seja direta ou indiretamente, é claro. Em segundo lugar está a importância destas pessoas para contribuir com os patrocínios e ações que têm ajudado na conscientização sobre a esclerose múltipla. Então, aqui está o meu top cinco.

1- Montel Williams. O famoso apresentador de talk show americano foi diagnosticado com esclerose múltipla em 1999. Desde então, ele adotou as mídias sociais e foi pioneiro em uma forma de passar a mensagem do que é a EM para o mundo. Em 2000 ele fundou a MS Foundation, que promove a conscientização e pesquisa da doença. Você pode acompanhar o seu web site para mais informações http://www.livingwellwithmontel.com/Home.aspx./

2 – Jacqueline du Pré. A famosa violoncelista morreu aos 42 anos de idade, em 1987. Ela foi diagnosticada com EM em 1973; dois anos após os primeiros sintomas aparecerem. Ela tornou-se importante não apenas por seu trabalho musical, mas também por sua luta com a EM ter ajudado  a elevar o perfil da condição para o público britânico.

3 – Richard Pryor. O comediante norte-americano que reinventou uma nova geração de humor stand-up nos anos setenta. Ele faleceu em 2005, mas é importante ressaltar seu trabalho através de seu web site para explicar sobre a condição e a convivência com a EM.

4 – Jack Osbourne, uma personalidade da mídia inglesa. Foi diagnosticado com EM no ano passado (2012) no auge dos seus vinte e poucos anos. Ele é adepto da terapia com células-tronco (http://patienttalk.org/?p=1058) suas performances no Dancing with the Stars inspiraram uma nova geração.

5 – Heinrich Heine (1797-1856) foi um famoso poeta romântico alemão. Ele apresentava sintomas, mas, na verdade, seu diagnóstico de EM não foi confirmado. Ainda assim, resolvi incluí-lo na lista para mostrar que a EM não é nada novo. Para ter uma idéia de sua poesia, embora em Inglês, dê uma olhada nohttp://www.poetry-archive.com/h/heine_heinrich.html.

Então, quem o inspirou? Por favor, sinta-se livre para comentar e compartilhar sua opinião.

 

 

http://patienttalk.org/multiple-sclerosis-you-are-not-alone-famous-people-with-multiple-sclerosis. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta