Os alimentos são o combustível do nosso corpo

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Os alimentos recebem determinada classificação em função daquilo que proporcionam e são classificados como: energéticos (pois fornecem energia), construtores (os que dão força e sustentam) e reguladores (alimentos de origem vegetal que fornecem vitaminas e minerais e regulam o funcionamento do organismo).

Ensinarei, de forma prática, como a alimentação pode combater a fadiga crônica, um dos principais sintomas de um “esclerosado”.

O excesso e falta de determinados alimentos pode resultar em cansaço…

Pular o café da manhã não dá disposição para começar bem o dia; comer aquela feijoada na hora do almoço dará sono a tarde; fartar-se numa churrascaria no jantar fará você dormir mal à noite e acordar já cansado.

A deficiência das vitaminas do Complexo B está associada à fadiga e a depressão, por isso acredita-se que o consumo de alimentos ricos nessa vitamina possa ajudar a minimizá-los. Os alimentos ricos em vitaminas do Complexo B são: banana, carnes, fígado, peixes, vegetais verdes escuros, cereais, leite e ovo.

Também é importante fortalecer o sistema imunológico para auxiliar na prevenção de certas viroses, que certamente nos deixam indisposto. Para isso contamos com a ajuda da Vitamina C e Zinco. A vitamina C está presente na laranja, limão, acerola, caju e tomate, enquanto o Zinco pode ser encontrado em frutos do mar, aves, feijão e castanhas.

O importante é ter uma alimentação bem variada e colorida, além de não ficar mais do que três (3) horas sem alimentar-se.

 Caso ainda assim bater aquela fadiga, você pode contar com os seguintes alimentos:

– Café, Chá Mate ou Chá Verde: estimulantes;

– Açaí: poderoso energético;

-Chocolate AMARGO: delicioso e energético, o chocolate eleva os níveis de serotonina melhorando o ânimo e a disposição geral. Quanto mais amargo o chocolate menor a quantidade do colesterol ruim.

– Castanhas: ajudam a proteger o cérebro e dão energia; Fáceis de levar e comer;

– Banana: é fonte de triptofano, aminoácido que serve de matéria prima para a produção de serotonina, que está relacionado ao bem estar e disposição.

Bom apetite!

Ana Paula de Souza Escarlate – CRN 18417  

Ana Paula de Souza Escarlate – CRN 18417. Imagem: Creative Commons.

Explore mais

Sintomas

Fadiga: 9 dicas para você se sentir melhor

De acordo com a National Multiple Sclerosis Society (NMSS), cerca de 80 por cento das pessoas diagnosticadas com Esclerose Múltipla sentirão fadiga em algum momento