AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Importância da vitamina B12 para a EM

Importância da vitamina B12 para a EM

A deficiência de vitamina B12 é um problema frequentemente associado aos idosos, uma forma de anemia, doença de Crohn, e veganos. Outro grupo que deve estar consciente do valor de vitamina B12 são aqueles que vivem com a esclerose múltipla.

As pessoas com esclerose múltipla são mais propensas a terem uma deficiência de vitamina B12 (cobalamina) do que os indivíduos que não tem a doença. A vitamina B12 é um nutriente importante na EM porque ele desempenha um papel crítico na manutenção da integridade da mielina. Portanto, uma deficiência de vitamina B12 pode contribuir para a destruição deste revestimento protetor e agravar os sintomas associados à esclerose múltipla.

De fato, a vitamina B12 e esclerose múltipla têm uma relação especial. Não somente pela deficiência de vitamina agravar os sintomas da esclerose múltipla, como também pelos sintomas da doença poderem agravar os sintomas da deficiência de vitamina B12.

A lista de sintomas de uma deficiência de vitamina B12 é muito parecida com a de EM, o que torna uma boa ideia ter seus níveis sempre verificados. Alguns desses sintomas de deficiência de vitamina incluem fadiga, falta de ar, dor de cabeça, problemas de equilíbrio, problemas de visão, alterações de humor, e mudanças no sentido do tato.

Mas, o que é a deficiência de vitamina B12?

Um simples exame de sangue pode revelar os seus níveis de vitamina B12. De acordo com o National Institutes of Health, valores normais de vitamina B12 no sangue podem variar de 200-900 picogramas por mililitro (pg/mL).

Sim, que é uma gama larga, e que pode variar de um laboratório para outro. Portanto, é importante perguntar ao seu médico sobre o que os seus resultados significam para você. Geralmente, no entanto, se os seus valores de vitamina B12 são inferiores a 200 pg/mL, você tem deficiência da vitamina.

Para manter níveis suficientes de vitamina B12 se você tem uma deficiência de vitamina B12, o seu médico irá recomendar um programa de suplemento. Você pode ser solicitado a tomar B12 por via oral, na dose de 1.000 a 2.000 microgramas (mcg) por dia durante um período de tempo, seguido por 1.000 mcg diários. O suplemento de vitamina B12 mais comum é a cianocobalamina, o qual é convertido para a metilcobalamina, uma das formas ativas da vitamina.

Outra opção é levar injeções intramusculares diariamente ou em dias alternados durante um período curto, seguido por uma injeção a cada um ou três meses. Você pode discutir estas e outras opções com seu médico.

Fontes naturais de vitamina B12 incluem mariscos, fígado, carne, ovos, queijo, outros produtos lácteos, e crustáceos (por exemplo, caranguejo, camarão). Felizmente para aqueles que escolheram evitar produtos de origem animal, alguns alimentos são enriquecidos com vitamina B12, incluindo cereais, bebidas, alimentos de soja, e alguns tipos de levedura nutricional. Verifique sempre os rótulos antes de comprar esses alimentos para ver a quantidade de fortificação.

Outro fator a considerar na hora de tomar vitamina B12 são os medicamentos e outras substâncias que podem reduzir a capacidade do organismo de absorver adequadamente os nutrientes. Estas incluem os bloqueadores H2 (por exemplo, cimetidina, famotidina, ranitidina e), nicotina, álcool (uso excessivo), anticonvulsivantes, colchicina, metformina, inibidores da bomba de protões (por exemplo, esomeprazol, omeprazol, lansprazole), e o uso a longo prazo de antibióticos. Os especialistas chegaram a especular que o consumo excessivo de vitamina C pode causar a destruição da vitamina B12, mas essa hipótese acabou sendo deixada de lado.

Como sempre, você deve consultar seu médico antes de iniciar qualquer programa de suplementação. O status do seu nível de vitamina B12 se você tem esclerose múltipla deve ser um item “a checar” na sua lista.

 

http://www.emaxhealth.com. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *