AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

“FAIXA DA EM”: COMO ALIVIAR A DOR DESSE “ABRAÇO”

“FAIXA DA EM”: COMO ALIVIAR A DOR DESSE “ABRAÇO”

Se você foi diagnosticado com esclerose múltipla, você pode ter sentido uma dor que envolve o seu tronco, também chamada de “Faixa da EM”. Em inglês é chamada de “abraço da EM”. Abraços apertados são bons, mas esse, defininitivamente, não é um abraço desejado por ninguém.

O que você está sentindo

Como a maioria dos sintomas da EM, ele é sentido de forma diferente para cada pessoa. Você pode ter dor sob a caixa torácica ou em qualquer lugar entre o pescoço e cintura. Pode ser em forma de queimação, formigamento ou agulhadas. Pode durar alguns segundos a algumas horas, e em casos raros, alguns dias.

Algumas pessoas descrevem um formigamento ou cócegas, enquanto outros dizem que é uma pressão paralisante abaixo de suas costelas que podem causar dor até para respirar. As pessoas costumam dizer que é como usar um cinturão no seu corpo.

O que está realmente acontecendo?

Entre cada uma de suas costelas existem pequenos músculos que mantêm sua caixa torácica junta e a ajuda a expandir quando você se move ou respira. Se esses músculos têm espasmos, você pode ter uma sensação dolorosa.

O que você deve fazer?

Se você acha que está sendo “abraçado pela EM”, fale com seu/sua neurologista imediatamente. Os sintomas podem parecer como os de um ataque cardíaco, por isso é importante se certificar de que não é o caso e descartar quaisquer outras causas da sensação de pressão.

Tratamento e Terapia

É muito provável que, se você está sentindo o “abraço da EM”, você esteja passando por um período de estresse, muito cansaço e/ou fadiga. Por isso, é importante cuidar de si, diminuir o ritmo até para evitar um surto. Seu/sua neurologista irá avaliar, a partir do exame clínico e, provavelmente, de uma ressonância magnética, se esse abraço é sintoma de um novo surto. Nesse caso, uma pulsoterapia pode ser indicada.

Algumas coisas para tentar:

Beba bastante água.

Coma uma dieta saudável.

Faça uma massagem.

Durma bem.

Use técnicas de respiração profunda, yoga e meditação.

Use roupas soltas e confortáveis.

Os medicamentos também podem combater a dor de um “abraço da EM”. Somente o/a médico/a que lhe acompanha é que pode prescrever um medicamento adequado para o seu caso.

Texto original em WebMD

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS