Câmara dos Deputados discute medicamento para Esclerose Múltipla

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Nesta terça-feira, 6.10.2015, ocorrerá na Câmara dos Deputados audiência para debater a Consulta Pública nº 19/2015 do Ministério da Saúde – sobre a continuação do medicamento betainterferona 1A 6.000.000 UI (30 mcg), Avonex®, para Esclerose Múltipla (EM) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A audiência terá lugar no Plenário 7 do Anexo II da Câmara dos Deputados, dia 6/10/2015, às 14h30. O Brasil inteiro é convidado a participar!

AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose estará presente!

Na pauta, estarão representados pacientes, médicos, indústria e a CONITEC/MS. A audiência é promovida em conjunto pela Comissão de Seguridade Social e Família e pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Trata-se de um importante debate, que merece, inclusive, ser objeto de audiência a ser promovida oportunamente pelo próprio Ministério da Saúde.

Autor: Marco Aurélio A. Torronteguy.

Fonte: Departamento Jurídico AME | Marco Aurélio A. Torronteguy – 05/10/2015. Imagem: Creative Commons.

Explore mais

Ativismo e Direitos

Tudo o que você precisa saber sobre a Carteirinha da AME

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica, autoimune, desmielinizante, inflamatória, que afeta o sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal). A maioria dos sintomas da EM são invisíveis, como o embaçamento da visão, formigamentos e perda da sensibilidade em determinada região do corpo, alterações urinárias e a fadiga – o sintoma mais comum da doença.

Além da dificuldade em lidar com sintomas que as pessoas ao redor não enxergam, há ainda o agravante de que 80% dos brasileiros não conhecem a Esclerose Múltipla. O que traz ainda mais desafios para o dia a dia da pessoa diagnosticada, que enquanto convive com a condição, precisa combater o preconceito e a desinformação, além de lutar para ter os seus direitos garantidos.
Pensando nisso, criamos a Carteirinha AME – um documento de identificação para que a pessoa com EM consiga comprovar em diversos estabelecimentos que possui Esclerose Múltipla e garantir os seus direitos.

Ativismo e Direitos

Aposentadoria por incapacidade na Esclerose Múltipla

Podem surgir algumas dúvidas quando o assunto é aposentadoria por invalidez para pessoas que convivem com Esclerose Múltipla (EM). Afinal, existem diferentes critérios e carências