AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Besteiras que as pessoas dizem sobre a EM: coisas que não dá para acreditar!

Besteiras que as pessoas dizem sobre a EM: coisas que não dá para acreditar!

Agora que eu já convivi com a EM por alguns anos, eu sinto que estou me tornando menos sensível a algumas das coisas estúpidas que as pessoas dizem. Quando fui diagnosticada eu tenho que admitir, alguns dos comentários realmente foram duros de ouvir. Eu senti como se amigos íntimos, familiares e pessoas com as quais eu me importava fossem me para baixo. Suas respostas para o meu diagnóstico eram estranhas, e, às vezes (falando francamente) desdenhosas e insensíveis.

Escolhi cuidadosamente para quem eu contaria logo de cara contar sobre o meu diagnóstico, e rapidamente aprendi que, basicamente, as pessoas agiam de uma das duas maneiras: falavam como se a doença não fosse nada além de um resfriado, ou como se eu fosse morrer em cinco minutos. Ambas as reações eram insuportáveis para mim. Eu queria um pouco de crédito para o que eu estava passando, mas eu não queria que pintassem ao meu redor o pior cenário possível.

Eu sei que muitos de vocês podem se identificar com o que passei. Infelizmente, pessoas bem-intencionadas dizem coisas estúpidas para pessoas com EM todos os dia. No outro dia eu levantei uma pesquisa informal na minha página do Facebook e perguntei às pessoas sobre as besteiras que as pessoas costumam dizer quando descobrem que temos EM. Eu, que pensei já ter ouvido tudo, estava errado. Preparem-se, alguns destes são muito ruins, e sim, eles são verdadeiros!

• “Minha mãe morreu de EM.” E “Você realmente precisa para sair e andar mais.”

• “Talvez você não devesse beber Coca Diet”.

• “Pelo menos você não tem câncer”.

• ” Poderia ser pior!”

• Eles: “Como você está se sentindo?” Eu: “Eu estive meio mal, com fadiga e dor nos últimos dois dias”. Eles: “Eu também!”

• “É contagioso?”

• “É uma DST?” (Sério?)

• “Que bom que você já está casado. É duro o suficiente encontrar alguém Quando você está média … “

• “Não pode ser tão ruim assim. “

• “Bem, pelo menos você não vai morrer por causa disso “

• “Você ainda tem isso?”

• “Sim, eu ouvi.”

• Ou então o clássico: “Mas olha! Você nem parece doente!”

Ao longo do tempo, eu tento nem julgar o fato de que as pessoas realmente estão sendo insensíveis, afinal a maioria deles simplesmente não saber o que dizer. É como quando alguém morre e você ao velório. Você tenta descobrir o que diabos você vai dizer para mostrar sua empatia e de alguma forma deixar a situação um pouco melhor. Como se pudesse. Então, minha solução foi tentar fortalecer minha própria armadura e não deixar comentários como estes chegarem a mim. Eu já até tenho ensaiadas algumas reviravoltas que eu uso quando me sinto ofendida. Vou dizer algo como “uh , isso é interessante” ou “o que você quer dizer com isso?”. Como uma forma de tentar fazer as pessoas pensarem melhor no que dizem, sem soar como a rainha do drama. Eu sei que não é muito, mas é a minha pequena maneira de tentar ensinar às pessoas a pensar com mais cuidado antes de comentar sobre a EM.

Jamie Tripp Utitus (USA) – Living like you. Imagem: Creative Commons.

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta