Agosto Laranja 2021: confira todas as ações da AME desse ano

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Em 2021, o Agosto Laranja, mês de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, será incrível!

Em 30 de agosto celebramos o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Para trazer protagonismo a essa causa durante todo o mês, a campanha Agosto Laranja desenvolve ações para levar informação, conscientização e acolhimento às pessoas com convivem com essa condição e a toda a sociedade brasileira.

A Esclerose Múltipla é uma condição autoimune rara. Mais comum em mulheres, ela não tem cura, mas tem tratamento, e o diagnóstico precoce é fundamental para impedir a progressão da doença a longo prazo, prevenir surtos e manter os sintomas sob controle. A condição, ainda pouco conhecida pela sociedade, costuma ser diagnosticada por volta dos 20 aos 40 anos e apresenta como sintomas mais comuns fadiga, formigamentos, problemas no equilíbrio e na coordenação.

Falar sobre Esclerose Múltipla é ampliar a voz dos cerca de 40 mil pessoas no Brasil que vivem com a condição e fomentar o diagnóstico precoce, mais qualidade de vida, acolhimento, respeito e dignidade para quem convive com a EM, seus amigos e familiares. Confira abaixo o que a AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose preparou para esse mês!

 

Confira o vídeo oficial da campanha aqui!

 

Iluminação de monumentos

Por todo o país, diversos monumentos e prédios públicos serão iluminados de laranja para trazer visibilidade para o Agosto Laranja e a Esclerose Múltipla. Desde o Cristo Redentor, passando pelo MASP até o Pelourinho, vamos levar o laranja e a mensagem pela conscientização sobre a EM para todo o Brasil!

Pedale Por Uma Causa

Em sua 7ª edição, o Pedale deste ano traz o #DesafioPedale21!

O objetivo é divulgar a EM ao desafiar as pessoas a pedalarem ou praticarem alguma atividade física que não promova aglomeração, postando o registro no Instagram e gerando doações de de kits de alimentos, roupas e itens básicos de higiene às entidades parceiras da AME.

Para participar, apoiar a causa e ainda concorrer a prêmios: 

– Vista sua roupa laranja, pratique uma atividade física ao ar livre, como ciclismo, alongamento, caminhada ou corrida (usando máscara, em ambiente aberto e de preferência sozinha(o) ou no máximo com outra pessoa, ok?)

– Registre esse momento com uma foto ou vídeo e publique no feed do Instagram, marcando o perfil da AME @amigosmultiplos e marcando na sua legenda 2 pessoas para serem desafiadas! Por último, e muito importante: lembre de usar as hashtags #DesafioPedale21 #PedalePorUmaCausa

Ações digitais

Além de uma programação especial de posts e lives para abordar o #RespeitoEDignidadeNaEM, teremos filtros no Instagram para que você possa contar para todo mundo o que é uma vida digna com EM para você e que #InformaçãoÉoMelhorRemédio. Lembre de marcar @amigosmultiplos nas suas publicações para a gente conferir!

Lançamento do livro ‘Direitos Múltiplos’

Por fim, nesse mês também será lançado o livro ‘Direitos Múltiplos’, escrito pelos advogados Marco Aurélio Torronteguy e Cynthia Macedo, que também convivem com EM. Abordando diversas questões jurídicas relacionadas ao cotidiano de quem tem Esclerose Múltipla, a obra ressalta que a vida é digna de ser vivida e as pessoas que convivem com EM têm seu direito à dignidade – para que isso se efetive, conhecer seus direitos é fundamental.

Nos vemos por aí! Contamos com você para fazer desse agosto o mais laranja de todos!

Explore mais