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10 ALIMENTOS RICOS PARA QUEM TEM EM

10 ALIMENTOS RICOS PARA QUEM TEM EM

Açafrão 

Esta especiaria laranja-amarelo brilhante é comum na culinária indiana, mas você pode usá-la em muitos pratos. Seu ingrediente principal, a curcumina, pode proteger as células nervosas e ajustar o sistema imunológico do corpo. Você pode polvilhá-lo em tudo, desde legumes cozidos à arroz integral, ou tomá-la em uma cápsula. A curcumina é segura para a maioria das pessoas, mas pode causar efeitos colaterais se você tomar alguns medicamentos. Portanto, verifique com seu médico antes de tomá-lo como um suplemento.

Alimentos ricos em vitamina D

Se você tem EM, você pode ter risco de osteoporose, uma condição que torna os seus ossos mais fracos e mais propensos a quebrar. A vitamina D pode ajudar a protegê-lo do problema. Ela também ajuda a conter a inflamação que aumenta os sintomas da EM. A luz solar ajuda a sua pele a fazer o nutriente, mas peixes oleosos como salmão ou atum, iogurte, ovos, cereais e suco de laranja fortificado são boas fontes de alimento. Você também pode querer perguntar ao seu médico se você deve tomar um suplemento de vitamina D.

Frutas e vegetais

Quando você come cinco porções deles por dia, você está carregando antioxidantes, o que pode ajudar a aliviar a inflamação. Se você comê-los regularmente, eles podem ajudá-lo a evitar recaídas ao longo do tempo. Carregar seu prato com alimentos ricos em antioxidantes, como cebola, maçãs, frutas cítricas, bagas e uvas pretas é uma boa opção diária.

Gengibre

Você pode usá-lo como um tempero de cozimento, mas em outras partes do mundo, o gengibre é mais conhecido como uma planta medicinal. Estudos mostram que pode acalmar o sistema imunológico e pode até melhorar problemas de memória e dor muscular, que são sintomas comuns na EM. Você pode tomá-lo em uma cápsula, mas a raiz fresca de gengibre pode trazer maior benefício. Descasque, pique coloque nos alimentos. Ou coloque um pedaço de raiz descascada em água quente para fazer um chá.

Alimentos com fibra

Especialmente o tipo insolúvel, que está presente em ameixas secas ou seu suco, pão integral, arroz integral e outros grãos inteiros. É bom porque ajuda a prevenir a constipação, um problema comum para pessoas com EM. Tente consumir pelo menos 25-30 gramas de fibra por dia. Mas lembre-se de, junto com as fibras, consumir bastante líquidos.

Chá verde

Tem fraqueza muscular e fadiga? Uma xícara de chá verde calmante pode ajudar. Um pequeno estudo descobriu que alguns de seus compostos, incluindo um chamado EGCG, podem ajudar a reduzir esses sintomas. As pessoas viram resultados depois que bebiam chá verde todos os dias durante pelo menos 3 meses. A bebida também pode reforçar o sistema imunológico.

Alternativa aos laticínios

Alguns estudos (não conclusivos) mostram uma ligação entre o leite de vaca e a EM. Uma teoria é que as proteínas presentes em produtos lácteos podem irritar o sistema imunológico. Converse com seu médico antes de eliminar os produtos lácteos e consuma produtos ricos em cálcio sempre que substituir o leite de vaca por leites vegetais como os feitos de amêndoa, soja, arroz, ou aveia.

Peixe gordo

Arenque, cavala, atum albacora, sardinha e salmão todos têm ácidos graxos ômega-3, que reduzem a inflamação no corpo. Estudos mostram que três porções por semana como parte de uma dieta de baixo teor de gordura pode encurtar surtos de EM e torná-los menos intensos. (Eles também podem ajudar a melhorar o seu humor e memória.) Se você é um vegetariano ou não gosta de peixe, pergunte ao seu médico sobre como obter ômega-3 de suplementos de óleo de peixe ou óleo de linhaça.

Proteína magra

Estudos científicos mostraram que as dietas ricas em gorduras saturadas podem prejudicar as pessoas com EM. Além disso, está ligado a doenças cardíacas e outros problemas de saúde, por isso é melhor limitar o quanto você consome. Quando você come proteína, trocar carne vermelha gordurosa por cortes mais magros, como frango sem pele. Ou troque a carne por feijões e lentilhas. Eles são ricos em fibras e folato, o que pode ajudar a reduzir os surtos de EM.

Grãos inteiros

Tente consumir 3-5 porções de grãos integrais saudáveis, como massa de trigo integral, quinoa, ou arroz integral todos os dias. Seus carboidratos complexos podem evitar picos de energia e ajudá-lo a se sentir menos cansado. E sua fibra irá ajudá-lo a gerenciar seu peso e evitar a constipação. A quantidade certa de magnésio e ferro, que os grãos integrais têm, também pode ajudar a retardar os efeitos da EM, embora os cientistas precisam de mais pesquisas para saber com certeza.

 

Leia o texto original em WebMD

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

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