SINAIS DE SURTO DE EM

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

O que acontece durante um surto?
Quando você tem um surto de esclerose múltipla é porque novos danos no cérebro ou medula espinhal rompem sinais nervosos. É por isso que você pode notar novos sintomas ou o retorno de antigos sintomas. Uma verdadeira recaída dura mais de 24 horas e acontece pelo menos 30 dias após qualquer surto anterior. Os surtos variam em intensidade, gravidade e sintomas.

Fraqueza
Danos na cobertura protetora das fibras nervosas interrompem os sinais normais do cérebro para o corpo. Quando esses sinais são interrompidos, seu corpo não funciona como antes. Coisas que você fez facilmente antes pode parecer difícil – como abrir um frasco ou girar uma maçaneta. Piora súbita da fraqueza que não desaparece pode significar que você está tendo um surto.

Problemas de Visão
Se sua visão está turva ou você está vendo o dobro, você pode estar tendo um surto. Algumas pessoas também perdem sua profundidade ou percepção de cor porque o nervo óptico fica inflamado.

Entorpecimento ou dormência
O entorpecimento é um dos sinais mais comuns de um surto de esclerose múltipla. Você pode perder tanta sensação de que é difícil usar as mãos ou outras partes afetadas do corpo. Você pode não ser capaz de escrever ou segurar uma xícara de café. Se a dormência é nova ou está piorando, é hora de ligar para o seu médico.

Problemas cognitivos
É frustrante esquecer-se onde você deixou suas chaves do carro, ou ter que reler o mesmo parágrafo repetidamente apenas para o compreender. A A EM pode afetar sua mente de muitas maneiras, interferindo na memória, concentração, linguagem e processamento de informações, especialmente à medida que a doença progride. Qualquer novo problema de pensar com clareza ou lembrar eventos passados é um aviso de que você pode estar tendo um surto.

Tontura
Sentir-se tonto ou instabilidade em seus pés pode ser uma experiência perturbadora, mas é um sinal comum de surto de EM. A tontura é devido a danos nas partes do seu cérebro que controlam o equilíbrio. Seu/sua neurologista pode querer comprovar se esse sintoma é um novo surto ou uma crise de labirintite. Para tanto, existem exames.

Equilíbrio e Coordenação
Você pode começar a sentir como se estivesse bêbado quando anda, ou pode ter problemas para coordenar movimentos dos braços. Fraqueza muscular ou espasmo, dormência e perda de equilíbrio durante uma recaída pode torná-lo desconexo e instável para andar.

O calor desencadeia recaídas?
Mergulhe em uma banheira de água quente ou fique no sol em um dia quente e você pode sentir como se estivesse em surto – mas não está. “Há muita confusão entre os pacientes sobre o calor”, diz Aaron Miller, MD, diretor médico do Corinne Goldsmith Dickinson Centro de Esclerose Múltipla na Mount Sinai School of Medicine. O calor pode trazer sintomas de EM, mas eles vão desaparecer assim que você se refrescar.

O que causa um surto?
Um recente ataque da gripe ou outra infecção pode desencadear uma recidiva de EM, sugerem alguns estudos. Outros desencadeantes suspeitos são menos certos, incluindo estresse, o que é difícil de estudar porque afeta a todos de forma diferente. “Eu acho que é bem possível que, para algumas pessoas, o estresse possa ter efeitos sobre o sistema imunológico e potencialmente aumentar o risco de uma recaída”, diz Ratchford.

Prevenção de surtos
A melhor maneira de evitar surtos é tomar o medicamento que o seu/sua neurologista prescreve. “Todos os medicamentos que usamos para a EMRR têm mostrado reduzir a frequência de recaídas – essa é a principal razão pela qual eles foram aprovados”, diz Miller. Comer bem, dormir o suficiente e reduzir o estresse também são bons conselhos. Chame o seu/sua  médico/médica se qualquer novo sintoma aparece ou piora, e não desaparece após 24 horas.

Leia a matéria original em WebMD

Traduzido por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Fonte: WebMD

Explore mais