AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Sete benefícios que os animais podem trazer para as pessoas com EM

Sete benefícios que os animais podem trazer para as pessoas com EM

Animais de companhia são um grande apoio nos momentos difíceis da vida. Eles podem ser um bom apoio nos casos de doença crônica como, por exemplo, a esclerose múltipla. Dia após dia, eles oferecem companhia, e percebem os momentos em que as coisas estão ruins; na verdade os animais ajudam a superar a dor da doença distraindo os donos com seu amor, podendo tornar a vida com EM um pouco mais fácil.

A chamada “pet terapia” se baseia na relação entre pessoa e animal para atingir uma finalidade médica (fisiológica) e psicológica (emocional). De fato, os animais podem não só prestar assistência física para deficientes, mas também tem um grande impacto positivo a partir de um ponto de vista psicológico. O poder de cura de animais de estimação é notável, uma vez que ajudam a viver com a doença de um jeito mais positivo, e ajudam a superar o dia a dia de forma mais satisfatória.

Aqui estão os sete benefícios mais importantes que os animais trazem para a vida diária das pessoas com EM:

1) Fazem companhia. Desse jeito eles ajudam a superar os sentimentos de solidão e isolamento que muitas vezes as pessoas com esclerose múltipla sofrem.

2) Oferecem apoio incondicional e facilitam que o paciente preste atenção nos aspectos positivos da vida. Animais de estimação são atenciosos, agradáveis e adoráveis​, características que ajudam muito na hora de você esquecer os problemas e maiores complicações que preocupam as pessoas com EM.

3) Ajudam a combater a depressão. O amor incondicional de animais de estimação tem um efeito positivo sobre o humor de pessoas com esclerose múltipla. Além disso, o fato de ter que cuidar de um animal, com todas as responsabilidades que isso implica, faz com que o afetado tenha que esquecer, nem que seja por alguns momentos, seus próprios problemas e se concentrar em outras atividades. Consequentemente, se sentindo melhor e diminuindo as chances da depressão.

4) Acalmam. A maioria dos animais transmitem tranquilidade, calma e poucas preocupações, e isto acaba passando também para os seus proprietários. Assim, a ansiedade, sintoma comum na EM, pode ser amenizada graças a companhia de um animal.

5) Diminuem os níveis de estresse. Da mesma forma que trazem tranquilidade, os animais de estimação ajudam a superar a ansiedade, também produzindo o mesmo efeito com o estresse.

6) Obrigam seus donos a saírem de casa. Andar com seu  animal de estimação pode ser muito positivo para o desenvolver as habilidades sociais, iniciar conversas, conhecer outras pessoas… Além disso, sair envolve a exposição solar, e a absorção de vitamina D, muito importante para pessoas com EM.

7) Contribuem para a melhoria da aptidão. O dono do animal é forçado a andar várias vezes ao dia, isto implica numa pequena dose diária de exercício, muito positiva para as pessoas com EM.

No entendo, vale lembrar que não é necessário “ter” um animal de estimação para se beneficiar com suas contribuições. Ocasionalmente, as pessoas com EM não podem lidar ou assumir a responsabilidade pelo cuidado de um animal devido aos sintomas da doença. Nestes casos, você pode ter contato com animais de estimação de “visitas” ou “programas terapêuticos”, que consistem em programas nos quais animais visitam as casas das pessoas; a simples presença do animal de estimação pode trazer benefícios para a pessoa com EM. Seja au-au, miau, piu-piu… os benefícios de ter animais de estimação na nossa vida ajuda muito nos desafios de viver com a EM.

 

MultipleSclerosis.net. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *