AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Problemas cognitivos na Esclerose Múltipla

Problemas cognitivos na Esclerose Múltipla

Quando você tem esclerose múltipla, perder suas chaves ou esquecer um nome pode ser assustador. Você se pergunta se é a doença que está nublando seu pensamento. Mas não entre em desespero. Boa parte das pessoas, independente de ter EM ou não, acaba tendo problemas de memória por conta do estresse do dia a dia e da idade também.

É verdade que, ao longo do tempo, cerca de metade das pessoas com EM pode ter algum problema cognitivo, que pode ser dificuldade de concentração, pensamento “atrasado” ou uma memória imprecisa.

Muitas vezes, esses problemas são leves e realmente não interrompem sua vida diária. É muito raro ter problemas cognitivos severo. Eles afetam cerca de 5% a 10% das pessoas com EM.

Sinais de problemas cognitivos na EM

As pistas que você tem o pensamento confuso devido à EM são muitas vezes sutis. Você pode não notá-los até que um amigo, colega de trabalho ou membro da família os aponte. Você pode:

  • Lutar para encontrar as palavras certas para dizer
  • Esquecer as coisas que você precisa fazer ou tarefas já feitas
  • Ter dificuldade em planejar ou definir prioridades
  • Ter dificuldade para se concentrar, especialmente quando duas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo

A EM normalmente não prejudica sua inteligência ou memória de longo prazo. Não vai mudar a sua capacidade de ler, continuar uma conversa ou lembrar-se de onde mora.

Testes e Diagnóstico para problemas cognitivos

Se você suspeitar que está com a cognição prejudicada, fale com seu. O pensamento difuso pode ter muitas causas. O seu médico pode certificar-se de que seus problemas não vêm do envelhecimento normal ou de drogas que podem causar confusão, depressão, ansiedade, estresse ou fadiga.

Uma vez que você tenha esses outros agravantes totalmente tratados, o próximo passo é geralmente fazer testes cognitivos e de memória. Seu médico pode encaminhá-lo para um neuropsicólogo, fonoaudiólogo ou terapeuta ocupacional.

Reabilitação cognitiva na EM

Se os resultados dos testes mostrarem que a EM está causando uma memória irregular ou problemas de concentração, você pode fazer reabilitação uma reabilitação cognitiva para aguçar o seu pensamento. A reabilitação cognitiva pode incluir:

  • Exercícios de memória em um computador
  • Estratégias de trabalho com cadernos, agendas, organizadores ou sistemas de arquivamento para ajudá-lo a lembrar as coisas

A medicina pode ajudar?

Os cientistas estão fazendo estudos para ver se as drogas que retardam o dano do nervo na EM – chamados remédios modificadores da doença – podem ajudar com problemas cognitivos também. Algumas das drogas mais novas para EM retardam a perda cognitiva ao diminuir a atrofia cerebral.

Texto originalmente publicado em WebMD

Traduzido por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

 

WebMD

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *