Por dentro do CNS: Julho

Imagem com fundo cinza, à esquerda, o mapa do brasil pontilhado em tons amarelos e azuis. No canto inferior, à esquerda, em letras azuis "Por dentro do CNS", uma faixa amarela larga por trás das siglas "CNS" se prolonga até o canto inferior direito, onde tem escrito, de azul "JUL."

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter

Julho chegou ao fim e, junto a ele, chegam também as novidades sobre o que fizemos ao decorrer do mês dentro do Conselho Nacional de Saúde. 

Você pode conferir tudo isso aqui embaixo!

Nos dias 2, 9 e 23 participamos dos encontros do FORSUS (Fórum de Usuários do SUS), onde debatemos sobre o processo eleitoral para o triênio 2021-2024. Para conferir como será esse processo, que envolve a eleição que ocorrerá no dia 11/11, basta acessar o site do CNS aqui. 

Dia 5 foi dia do Gustavo San Martin, nosso fundador e representante na Comissão Intersetorial de Saúde Suplementar (CISS), participar da reunião da CISS. No encontro, foi debatida a atual conjuntura da Saúde Suplementar no período da pandemia do COVID-19. 

Ainda no começo do mês, enquanto Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (CISMu), apoiamos a construção de um documento que recomenda ao Ministério da Saúde a inclusão imediata de grávidas, puérperas e lactantes no grupo prioritário para vacinação contra Covid-19. Para conhecer mais detalhes sobre essa recomendação e acessá-la integralmente, clique aqui.

Para representar bem todas as pessoas que nos acompanham, participamos também do Seminário Estadual: Rio Grande do Sul em defesa do SUS, realizado em 13/07, e da Formação para o controle social no SUS – 2ª Edição.

Estar cada vez mais preparadas para o compromisso de defender pessoas que convivem com a Esclerose Múltipla – assim como pessoas com outras doenças crônicas – e o nosso amado SUS exige nossa atualização. Pensando nisso, saiba que a partir de 15/08 haverá nova formação para conselheiros de saúde e lideranças sociais. Você pode multiplicar nossa força e conferir detalhes dessa nova formação aqui

Dia 16 foi a vez de acompanhar a 69ª Reunião Extraordinária do CNS, que aprovou o regimento eleitoral para as eleições do CNS, o calendário eleitoral e a Comissão Eleitoral, composta por 11 membros e o presidente, que ficará responsável pelo pleito. Confira a Resolução Nº 657/2021. Outra pauta importante abordada na Reunião Extraordinária foi sobre o 1º Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas, tema apresentado pela Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento (Cofin).

Ainda sobre o Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas, cabe destacar que o RAG (Relatório anual de Gestão), que é o instrumento de gestão em que o gestor apresenta os resultados alcançados, foi pauta em todas as comissões do CNS. Na Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CIASPD), por exemplo, nos reunimos dia 27 para debater, ponto a ponto, este instrumento. Deu trabalho, mas precisamos seguir atentas!

Ah, ainda na CIASPD, também nos reunimos dia 19 para construir um Seminário potente, que nos permitirá transversalizar a pauta da deficiência em diferentes políticas do SUS e dentro do próprio conselho (em breve trago mais novidades!).

O mês de julho foi agitado no CNS! Espero que goste de saber um pouco sobre o que estamos fazendo por lá, afinal, essa representação é nossa!

Para conferir as principais ações do conselho durante a pandemia, clique aqui.

Ficou com dúvida ou tem sugestões? Mande um e-mail para vitoria@amigosmultiplos.org.br, será muito importante receber seu retorno.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre a importância da participação social? Acesse nosso e-book Participação Social

Te aguardo novamente em agosto com mais um Por dentro do CNS!

AbraSUS

 

Sobre o Por dentro do CNS:

Desde 2018, com o seu apoio, ocupamos uma cadeira no Conselho Nacional de Saúde. Para você ficar por dentro do trabalho realizado (e que realizamos) nessa importante instância de controle social, criamos o Por dentro do CNS. Esse espaço conta com 02 publicações mensais: uma sobre as Comissões Intersetoriais – espaços consultivos fundamentais para a continuidade e acúmulo de discussões dentro do conselho – e essa, sobre nossas principais ações do mês no CNS.

Explore mais