AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

ISSO É NORMAL? TODO MUNDO SENTE?

ISSO É NORMAL? TODO MUNDO SENTE?

Texto escrito por Matt Allen G.

Sabe o que me tira do sério? Desde que fui diagnosticado com Esclerose Múltipla, tenho lidado com isso e sei que quase todos com EM tiveram essa experiência. Provavelmente nem chega a muitas pessoas tanto quanto para mim? Realmente começa a ferver meu sangue com frustração. Eu estou falando sobre quando você tenta explicar o que está sentindo para alguém que não tem EM e eles lhe dizem “oh, isso é normal”. Eu não tenho certeza por que isso me ocorre tanto, talvez eu realmente esteja realmente frustrado comigo mesmo por não poder descrever adequadamente algo para alguém ou talvez eu esteja apenas frustrado porque algumas pessoas simplesmente não parecem ter certeza de que o que estou experimentando não é normal. Ou eles estão apenas tentando minimizar isso para nos fazer sentir melhor? Bem, obrigado … mas ao me dizer que é normal eu sinto que me dizem que estou apenas reclamando. Como o que estou sentindo não é nada. Não tenho certeza, mas de qualquer forma eu odeio e sei que não estou sozinho. Então, para este artigo em particular eu quero examinar alguns exemplos relacionados a questões de memória e cognição.

O que eu estava fazendo?

Nesse cenário, de repente eu me vejo caminhando pelo corredor para uma sala na minha casa. Eu nem me lembro de me levantar para ir a lugar algum! Estou apenas no corredor agora, andando. Parece quase acordar de um sonho; “Espere … onde eu vou?” Ou talvez eu saia dela para me encontrar com um martelo perguntando: “o que eu faria com isso?” Isso acontece comigo, muito mais do que você pensaria. Então eu tento explicar isso a alguém e a primeira coisa que eles dizem é “Oh, isso é normal, eu faço isso o tempo todo”, ou meu favorito (desde meus 20 anos) “Isso é normal, é apenas parte de estar ficando mais velho”. Talvez a coisa da idade funcione para algumas pessoas, mas para a maioria de nós simplesmente não é isso. Aqui está a diferença: frequência. O indivíduo médio é obrigado a sentir isso de tempos em tempos, mas aqueles de nós que tem EM podem experimentar isso o tempo todo! Eu sei que para mim é apenas parte da vida, é assim que é agora. O ponto é, se o indivíduo médio tiver isso uma vez por semana (por exemplo) e nós termos isso várias vezes ao dia, estatisticamente falando, é bastante óbvio que há apenas um pouco mais acontecendo aqui …

O que é isso?

Próximo: perda de memória. Bem, tecnicamente, a maioria de nós provavelmente não realmente “perdeu” uma memória, mas em vez disso, não podemos mais fazer as conexões em nosso cérebro para encontrar uma memória, então ela fica sentada lá como uma agulha em um palheiro. De qualquer forma, eu odeio quando alguém me pergunta algo como “Qual é o nome desse ator?” E eu olho para a imagem e, instantaneamente, reconheço ele, de fato, é um dos meus atores favoritos de todos os tempos! Eu ainda tenho uma coleção enorme de seus filmes, mas por algum motivo o nome me escapa. Finalmente, retiro meu telefone e faço uma pesquisa rápida no Google; Anthony Hopkins! Como eu poderia esquecer? Bem, todos nós fazemos isso de vez em quando, mas mais uma vez a diferença é a frequência. Uma coisa é se você se sente mentalmente perplexo mesmo uma vez por dia, mas quando frequentemente isso acontece pelo menos uma vez em cada conversa (mesmo que seja com você mesmo na sua cabeça), provavelmente é seguro assumir que não é normal.

O que o Heck estava pensando?

OK agora vamos nos afastar de sintomas relacionados à memória para problemas cognitivos relacionados. Você já terminou de tomar café da manhã e percebe que você simplesmente colocou o leite na despensa e a caixa de cereais na geladeira? Isso é um erro bastante simples. Mas e se você estiver colocando pasta de dente na sua lâmina de barbear em vez de sua escova de dentes? Ou procurando por uma vela quando o que você quer é tomar um gole de água? Quando alguém me diz “Isso é normal”, tudo o que posso pensar é “Só porque aconteceu com você, uma vez, não significa que é normal que eu faça isso sempre”.

É como se sua habilidade de pensar logicamente fosse temporariamente desativada. Às vezes, vou procurar algo como o controle remoto da TV apenas para encontrá-lo na geladeira! “Jesus, eu estava bêbado ou algo ontem à noite?” Bem, não, eu não estava, mas ainda assim eu fiz isso. Já viu o filme Quase Irmãos com Will Ferrell? Nesta comédia, ele é um homem de 40 anos que ainda vive com seus pais e seu meio irmão, outro homem de 40 anos que gosta, como o personagem de Will Ferrell, ainda é um garoto na cabeça. Bem, há uma cena em que os pais acordam e encontram a casa uma bagunça, a bolsa da mãe está na geladeira e os travesseiros do sofá estão no forno. Os irmãos estavam sonambulando a noite toda e foram responsáveis ​​pela bagunça e itens mal colocados. OK Então, por que estou falando sobre isso? Bem, neste filme, os atores que interpretam esses irmãos estão tentando fazer realmente as coisas de forma estranha por causa do humor. Então, quando alguém me diz que todos nós fazemos coisas estranhas, como colocar o controle remoto na geladeira, eu penso neste filme, porque eles estavam fazendo coisas que eu realmente faço de vez em quando, só que eles estão tentando ser engraçados porque sabem que isso não é normal. Pelo menos não para um adulto. Então, porque me dizem que isso é normal? Como eles não conseguem?

Há tantos mais exemplos sobre tantos outros sintomas de EM, mas esses são meus favoritos pessoais. Mas e você? O que as pessoas lhe dizem que é normal mesmo que você saiba, sem sombra de dúvida, que não é normal?

 

Leia o texto original em MultipleSclerosis.Net

Traduzido por Redação AME

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS