AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

EM NO OUTONO E NO INVERNO: 5 DICAS PRA DEIXAR VOCÊ BEM

EM NO OUTONO E NO INVERNO: 5 DICAS PRA DEIXAR VOCÊ BEM

Após os dias quentes e úmidos do verão, as temperaturas mais frias no outono e no inverno podem vir como um choque para nossos corpos. Se você tem esclerose múltipla (EM), dias muito frios podem piorar seus sintomas, tanto quanto os dias quentes do verão. Você pode achar que é mais difícil mover seus membros ou ter mais espasmos musculares do que o normal.

Os médicos não sabem por que as temperaturas frias tornam os sintomas da EM piores. Mas pesquisas mostram que a doença em si pode alterar a maneira como você sente mudanças de temperatura.

Se os sintomas piorarem em climas frios, geralmente é por pouco tempo. Então, aqui seguem algumas dicas simples que podem ajudar você a ficar confortável e quente no outono e inverno.

1. Tente se mover. Quando você tem EM, pode haver momentos em que você acha que você não pode se movimentar tão facilmente como gostaria. Quando puder, tente fazer alguma atividade física moderada, como andar ou se alongar. O movimento vai ajudar a queimar energia e se aquecer.

2. Se vista em camadas. Isso ajudará a manter você aquecido/a. E, se ficar muito quente, você pode facilmente remover algumas camadas e sentir-se confortável. Quando está muito frio, é uma boa ideia usar chapéus, meias grossas ou botas forradas. Isso evitará que o calor escape através de sua cabeça ou pés.

3. Mantenha as mãos e os pés quentes. Os médicos acreditam que a EM pode causar uma reação exagerada dos vasos sanguíneos em baixas temperaturas. Se você tem EM, você também pode estar em risco para o fenômeno de Raynaud, uma condição na qual os dedos das mãos e pés perdem calor. Eles passam de branco para azul. Você pode sentir dormência, dor, ou uma sensação de agulhadas.

Para proteger as mãos e os pés dos efeitos do frio, tente usar aquecedores de mão ou usando uma almofada de aquecimento. Mas não coloque a almofada de aquecimento diretamente em sua pele. Pode causar queimaduras ou bolhas. Banhos de contraste também são muito úteis para manter pés e mãos aquecidos.

4. Se aqueça de dentro para fora. A maneira mais fácil de fazer isso é comer refeições quentes como sopa. Você também pode saborear bebidas quentes como chá ou café.

5. Pegue um solzinho. Tem coisa mais gostosa do que sentir os raios de sol no rosto num dia frio de inverno? Quando o sol mostrar as caras, vá para a rua e tome um sol. Você vai se aquecer e vai ajudar o seu corpo a absorver vitamina D. Quer mais um motivo? Um pouco de sol pode ajudar a melhorar o seu humor.

Texto original em WebMD

Traduzido e adaptado por Redação AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS