AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Dor de cabeça e EM

Dor de cabeça e EM

A dor de cabeça pode ser considerada como um dos sintomas de esclerose múltipla (EM). Estudos relataram que ela pode ser mais comum em pessoas com esclerose múltipla do que na população em geral e aparece em qualquer fase da doença.

Dor de cabeça tensão ou dor latejante, quando o paciente relata dor na parte superior do pescoço e da cabeça, bem como enxaqueca são mais frequentes em pessoas com EM. Alguns medicamentos utilizados para o tratamento da esclerose múltipla, podem causar ou acentuar a dor de cabeça como efeito colateral, mas novos tratamentos demonstram não aumentar o risco e a presença deste tipo de dor.

Existem alguns fatores desencadeantes da dor de cabeça que você pode evitar, e o conhecimento e a gestão deles pode melhorar significativamente o seu dia a dia e a sua qualidade de vida.

Fatores que podem desencadear dores de cabeça:

-Pessoas com EM são mais propensas a ter uma dor de cabeça mais grave no verão do que em qualquer outra época do ano, então…

-Proteja-se do calor;

-Evite momentos de calor intenso;

-Cubra sua cabeça com um chapéu para proteger-se do sol;

-Beba muitos líquidos;

-Sempre que você puder, se abrigue em locais onde o ambiente seja mais fresco;

-Crie um ambiente mais fresco em casa com ar condicionado ou ventiladores;

-Estresse e fadiga podem ser gatilhos da dor de cabeça;

-Tire um tempo para fazer as coisas, evite o stress;

-Evite esforços que possam levar a fadiga. Peça ajuda aos outros, eles querem ajudar;

-Pratique uma técnica de relaxamento, tal como yoga, ou técnicas para ajudar a gerir o stress;

-Alguns alimentos ou hábitos podem causar dores de cabeça, como chocolate, alimentos ricos em sal e álcool. O tabaco também pode causar dor de cabeça. Logo… Evite! 🙂

A importância da dor não leva em conta apenas a alta frequência com que ela ocorre, mas também o impacto que ela pode ter sobre a vida cotidiana, humor, trabalho, vida social além de diminuir significativamente a sua qualidade de vida.

Existem tratamentos tanto farmacológicos e não-farmacológicos que devem ser considerados para evitar a dor de cabeça e melhorar a qualidade de vida. Então, se você tem dor de cabeça, não sofra em silêncio e ache que é normal, converse com o seu médico!

In-pacient.es – 07/08/2015. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *