AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Dieta saudável pode diminuir o risco de desenvolver EM, descobre estudo!

Dieta saudável pode diminuir o risco de desenvolver EM, descobre estudo!

Pessoas que comem uma dieta saudável que inclui alimentos como vegetais, peixe, ovos, aves e leguminosas podem ter um risco reduzido de esclerose múltipla (EM), sugere um estudo.

O estudo, ” Um padrão alimentar saudável associado a um menor risco de um primeiro diagnóstico clínico de desmielinização do sistema nervoso central ” , foi publicado no Multiple Sclerosis Journal .

Embora a dieta possa ser um fator de risco modificável para a EM, as evidências atuais são baseadas principalmente em alimentos e nutrientes isolados, com resultados inconclusivos.

Por exemplo, um estudo  descobriu que comer peixe uma vez por semana, ou uma a três vezes por mês, juntamente com suplementos diários de óleo de peixe, pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver EM. Outro estudo mostrou que a ingestão mais elevada de nutrientes antioxidantes, como vitamina C e E, não reduz o risco de EM em mulheres, como se pensava anteriormente.

Em vez disso, a análise de padrões alimentares tem vantagens sobre a abordagem de um único alimento ou de um único nutriente “capturando informações sobre a dieta total de uma pessoa, incluindo as interações que podem ocorrer entre os componentes dos alimentos”, escreveram os autores.

Pesquisadores da  Curtin University, na Austrália, investigaram as associações entre os padrões alimentares e o risco de um primeiro diagnóstico de desmielinização do sistema nervoso central, um precursor comum da EM.

“Há uma série de fatores de risco ambientais conhecidos para EM, incluindo baixo nível de vitamina D e baixa exposição ao sol, tabagismo e uma história de febre glandular, e ficamos intrigados ao ver se a dieta e a ingestão de alimentos também desempenharam um papel significativo neste ”, Disse a principal autora do estudo, Lucinda Black, PhD, em um comunicado de imprensa .

A equipe coletou dados do estudo Ausimmune de 2003-2006 , um estudo multicêntrico de controle de casos realizado em toda a Austrália, e avaliou se “uma dieta saudável ou uma dieta de estilo ocidental teve um impacto nas chances de ter um evento desmielinizante, o que envolve danificar a bainha de mielina que protege os nervos ”, disse Black.

Um total de 698 participantes (252 casos e 446 controles, pareados em idade, sexo e região de estudo) que responderam a um questionário de frequência alimentar relativo aos padrões alimentares foram incluídos no estudo.

Os resultados foram ajustados para o índice de massa corporal, educação, raça, hábitos tabágicos, concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D, história de mononucleose infecciosa e relatórios errados da dieta.

Dois principais padrões alimentares foram identificados: saudável (alto em aves, peixes, ovos, legumes e legumes) e ocidental (alto teor de carne, laticínios integrais; baixo teor de grãos integrais, nozes, frutas frescas e laticínios com baixo teor de gordura).

Uma dieta saudável foi associada a um risco reduzido de 25% de um primeiro diagnóstico clínico de desmielinização do sistema nervoso central. No entanto, não houve associação estatisticamente significativa entre o padrão alimentar ocidental e o risco de um primeiro diagnóstico clínico de desmielinização do sistema nervoso central.

“Nossos resultados sugerem que seguir uma dieta saudável caracterizada por aves, peixes, ovos, legumes e leguminosas pode reduzir o risco de desmielinização do sistema nervoso central”, escreveram os pesquisadores no estudo.

Embora não haja cura para a esclerose múltipla, esta pesquisa pode potencialmente ser usada para ajudar a reduzir o risco de esclerose múltipla naqueles que estão em alto risco.

“Descobrimos que há uma forte necessidade de melhorar a educação nutricional atualmente disponível para pessoas com alto risco de início da EM, pois isso pode ser benéfico para ajudá-las a seguir uma dieta saudável e potencialmente reduzir seu risco de esclerose múltipla”, disse Black.

Fonte: Multiple Sclerosis News Today – Traduzido e adaptado Redação AME: http://bit.ly/2CKK68n

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS