AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

CUCO HEALTH: ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO PARA EDUCAR PACIENTES E SALVAR VIDAS

CUCO HEALTH: ESTRATÉGIAS DE GAMIFICAÇÃO PARA EDUCAR PACIENTES E SALVAR VIDAS

Filha de médico, Lívia Cunha passou boa parte da infância acompanhando seu pai na rotina entre o hospital e o consultório. “A ideia do cuidado com os pacientes sempre me encantou. E me chamava a atenção a dificuldade que meu pai enfrentava para convencer os pacientes sobre a importância de um tratamento médico bem feito, fora do ambiente hospitalar”, conta.

Mas apesar do interesse pela questão da saúde, ela nunca quis fazer medicina. Seu sonho sempre foi empreender. Assim, enquanto cursava Administração de Empresas na Universidade Federal de Santa Catarina, Lívia conheceu um de seus sócios, Gustavo Comitre.

“Ele utiliza um remédio de uso contínuo e tinha dificuldade para administrar seu tratamento da maneira correta no dia a dia. Unindo a vontade de resolver o problema da má administração dos medicamentos por parte dos pacientes à vontade de empreender, começamos a planejar o que, tempos depois, tornou-se a CUCO.”

Inovação na saúde

Lívia conta que através de um aplicativo mobile, os pacientes (e seus familiares, desde que cadastrados) são alertados sobre a hora de tomar os remédios, recebem orientações relacionadas aos cuidados com a saúde e o tratamento. “E para estimular a adesão, premiamos os pacientes mais engajados.”

O formato de educação do paciente adotado pela CUCO, que envolve lembretes de compromissos e estratégias de gamificação, não tem concorrentes diretos. “Indiretamente algumas startups atuam no engajamento do paciente através de outras estratégias, como por SMS, por exemplo.”

Para saber como os sócios desenvolveram e implementaram essa incrível enfermeira digital, os prêmios que a equipe já conquistou e os planos para o futuro e muito mais, acesse a plataforma Itaú Mulher Empreendedora.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS