AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

A IMPORTÂNCIA DE MANTER A ORDEM EM CASA QUANDO SE TEM EM

A IMPORTÂNCIA DE MANTER A ORDEM EM CASA QUANDO SE TEM EM

Manter as coisas arrumadas e no lugar é muito importante se você tem esclerose múltipla ou cuida de alguém que está nesta situação. Isso, além de evitar a desordem, garante a mobilidade, segurança e acessibilidade a tudo o que é necessário. Mas, como fazer?

Viver em um espaço com a desordem pode influenciar negativamente as pessoas com EM. Ter a casa arrumada e todos os objetos necessários no local não é, portanto, apenas uma questão de estética, também de mobilidade, acessibilidade e prevenção de riscos.

Para obter ordem é necessário encontrar um pouco de tempo para se dedicar a mantê-lo, priorizá-los e executar tarefas que se pode alcançar; se não, eles devem procurar ajuda de outra pessoa. Deve-se realizar pequenos passos diários como estes:

– Realizar as coisas pequenas imediatamente: e não esperar acumular. Por exemplo, você pode lavar o prato usado, em vez de colocá-lo na pilha onde há mais pratos sujos. Assim, uma tarefa que pode ser muito longa, torna-se rápida e curta. Além disso, se houver muitas tarefas a executar, é aconselhável separar um tempo; é melhor cuidar gradualmente de partes menores do que a casa inteira de uma só vez.

– Jogue fora e/ou doe as coisas que não são usadas: é para fazer uma seleção de todos os objetos que não são mais usados. Se alguns objetos estão fora de uso, é necessário considerar se é preferível arruma-los ou jogar. No entanto, se ele está em boas condições, você pode doar ou até mesmo vender em segunda mão. Para fazer essa seleção, recomenda-se para organizar os objetos em cinco categorias:

Lixo: danificado itens, que já não podem ser explorados.
Ferramentas: objetos ou ferramentas que outra pessoa poderia usar e estão em bom estado.
Para armazenar: elementos que não são usados com freqüência, mas ainda podem ser usados na ocasião. Recomenda-se guardá-los com etiquetas para tornar mais fácil de localizar quando necessário.
Para vender: os objetos que estão em muito bom estado e podem ser vendidos em segunda mão.
Para salvar: itens utilizados na vida cotidiana e objetos com valor sentimental.

– Crie arquivos eletrônicos: digitalizar documentos importantes ou imagens. É diferente de um elemento físico que pode ser equivocada; Uma cópia eletrônica deve garantir a sua preservação.

– Separe a papelada: cartas e documentos que chegam pelo correio costumam ficar acima mesas ou prateleiras em diferentes partes da casa. Para evitar o acúmulo e a desordem, é aconselhável separar o e-mail após o recebimento. Assim, é positivo que os documentos importantes, como faturas ou cartas, separados a partir de catálogos e revistas que não pode ser do seu interesse sejam reciclados.

– Pense bem antes de comprar um objeto: para fazer uma compra, você deve pensar por um dia ou dois. Às vezes, decisões impulsivas te levar a comprar itens que podem deixar de ser necessários, ou não sejam utilizados.

Estas rotinas diárias podem evitar situações que podem piorar a qualidade de vida das pessoas com EM. A desordem e caos influenciam claramente no bom funcionamento das atividades diárias, aumentando o risco de incidentes e/ou situações perigosas, como quedas, perda de medicamentos, documentos importantes, etc. Eles também podem criar ansiedade. É aconselhável, portanto, que as atividades listadas tornem-se hábitos.

 

Fonte: MultipleSclerosis.net. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *