Terapias que fazem bem à saúde mental

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Conheça algumas terapias que podem te ajuda a se ver de outra forma, e manter a mente sã! 🙂

Psicanálise: no divã

Procura-se entender a autoestima dentro do desenvolvimento emocional da pessoa. Por meio da fala e da forma como o paciente se relaciona com seu psicanalista (transferência analítica), investigam-se seu inconsciente e sua organização psíquica.

Psicodrama: dramatização em grupo

Usa-se a representação dramática como terapia. No caso, alguém que ouvia da mãe que não servia para nada, em uma sessão, ela escolhe alguém para representar a mãe e interage com ela. Num momento há a inversão de papeis, para que ela possa falar como a mãe. Por fim, há a técnica de espelho, onde ela visualiza a cena de fora. “Pergunta-se à pessoa o que ela hoje, adulta, falaria para a criança e para a mãe. Ela pode rejeitar a parte da mãe. Afinal, se o conceito veio de fora, pode voltar para fora. Assim, renova suas crenças”, explica Cepeda.

Hipnose dinâmica



“Por meio da hipnose, o médico e o paciente acessam o inconsciente, liberando tudo o que nele está preso. É indicado para doenças psicossomáticas”, explica Leonard Verea, psiquiatra de São Paulo (SP).

Terapia Cognitiva Comportamental: mudança de pensamento

A TCC investiga as crençase a visão que a pessoa tem de si, dos outros e dos fatos. “Com o passar dos anos, tais ideias de baixa autoestima tornam-se automáticas. Ensina-se adetectar tais pensamentose perceber os gatilhos que levam às alterações de humor. Buscamos as ações que poderão de fato mudar a situação aflitiva”, fala a psicóloga Flavia Krahe (SC). Além da sessão, são passados exercícios para se fazer em casa.

Revista VivaSaúde/ Edição 148. Imagens: Creative Commons.

Explore mais