AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

ALTERAÇÕES EMOCIONAIS NA EM

ALTERAÇÕES EMOCIONAIS NA EM

Ter EM é emocionalmente difícil. Na verdade, a primeira coisa que você  faz depois de ter sido diagnosticado com EM é lidar com os fortes sentimentos que surgem. Para além destas reações emocionais iniciais, uma pessoa pode experimentar sintomas emocionais resultantes diretamente de danos ao sistema nervoso central (o mesmo dano do nervo que provoca cognitivo e sintomas físicos).
Nossa reação inicial para o diagnóstico de EM
Cada indivíduo tem uma personalidade única, de modo que a reação emocional de uma pessoa com EM pode ser muito diferente de outra. No entanto, existem alguns sentimentos comuns que podem surgir, tais como choque, negação, confusão, ansiedade, raiva e alívio.
Os sentimentos que você pode experimentar …
Choque
Esta é uma primeira reação típica para um diagnóstico de EM. Permita-se reconhecer o seu estado de choque, então fale com seus amigos e família e obtenha algum apoio.
Uma vez que você se dê espaço, então você pode aprender tudo sobre a vida com EM.
Negação
Você pode passar por um período em que você evite sentir e pensar sobre o seu diagnóstico e o que isso pode significar para a sua vida.
Isso é fácil de fazer com a EM devido às exacerbações que podem esclarecer e fazer você se sentir como o seu antigo eu.
Deixe espaço para uma boa quantidade de negação (que é uma reação natural), mas não se apegue à negação de ter EM por muito tempo.
Confusão
Dizer que você tem EM pode ser confuso: todos nós queremos saber por que algo assim acontece, mas, infelizmente, mas você provavelmente nunca encontrará uma explicação.
Raiva
A raiva é uma reação muito normal a algo que ameaça mudar a sua vida. Uma vez que você superar sua raiva inicial por ter sido encarregado de uma realidade tão difícil, o desafio será o de encontrar uma maneira de canalizar a raiva de uma forma positiva para se tornar seu melhor defensor na vida com EM.
Ansiedade
Uma vez que você aceite que  tem EM, você pode experimentar a ansiedade sobre seu futuro e os desafios que enfrentará. Você será desafiado a aprender a viver cada dia de uma vez: esta é a oportunidade de uma doença crônica como a esclerose múltipla, você aprende a viver e abraçar o presente.
Alívio
Pode parecer impossível que uma pessoa reagiria a EM com alívio, mas uma vez que o susto e a revolta inicial tenham sido resolvidos, e você conheça os fatos sobre como a EM tipicamente progride e como uma pessoa pode viver uma vida longa e completa mesmo com a MS, você pode sentir alívio.
Isto é especialmente verdadeiro quando há muitos diagnósticos alternativos que têm um prognóstico muito pior.

Quais são os sintomas ou mudanças emocionais mais comuns na EM?
Sintomas emocionais mais comuns que podem ocorrer com MS incluem:
-Alterações de humor ou labilidade emocional
-Ansiedade, incluindo ansiedade generalizada
-Afeto pseudobulbar, o que implica em uma incontrolável crise de riso e/ou choro
-Estresse
-Depressão

 

Fonte: Avempo. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.