AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Agosto Laranja: vem ver o que aconteceu!

Agosto Laranja: vem ver o que aconteceu!

O dia 30 de agosto foi estabelecido como a data nacional para conscientização da Esclerose Múltipla oficialmente em 2006. Desde então, a luta para tornar a EM visível continua a todo vapor – e é nesse contexto que surge o Agosto Laranja, um mês inteiro repleto de ações voltadas para conscientizar e informar sobre o que é Esclerose Múltipla. Acreditem se quiser: 80% das pessoas no Brasil não fazem ideia do que é EM!

Para quem convive com a patologia, esse desconhecimento é muito prejudicial e gera preconceitos, atrasos no diagnóstico, dificuldade de viver com qualidade… Por isso, quanto mais falarmos sobre EM, melhor.

Esse ano, a AME promoveu várias ações e eventos para tornar o #AgostoLaranja 2018 ainda mais especial! Confira o que rolou 😉

A equipe da AME pensou em diversos eventos e ações para tornar esse #AgostoLaranja ainda mais especial e fazer com que muitas pessoas sejam alcançadas, como o Pedale Por Uma Causa e a Ação no Parque, além de campanhas online. Para começar, a série “Vamos falar de EM”: um conteúdo feito para desmistificar questões importantes e, muitas vezes, grandes desafios para quem convive com EM– dados sobre autoestima, vida social, fadiga, impacto financeiro, entre outros, coletados de uma pesquisa realizada pela AME em parceria com a Revista Saúde, sobre as questões que envolvem conviver todo dia com essa condição.


Algumas das imagens da série “Vamos falar de EM” (Imagens: Equipe AME)

 

E foi buscando informar com qualidade que o bate-papo com o neurologista Dr. Denis Bichuetti aconteceu, dia 04/08, no grupo do Facebook da AME, e contou com mais de 400 participantes. A Ação no Parque, que ocorreu no dia 11/08, foi a oportunidade perfeita para mostrar a importância da qualidade de vida: tivemos estação de massagem, aulas de dança e pilates, material informativo sobre EM – o evento foi esclarecedor e impactante, tanto para quem vive com EM e prestigiou, quanto para quem não fazia nem ideia até então, do que era Esclerose Múltipla enquanto passeavaem um sábado de sol no parque Villa Lobos.

 
O evento Ação no Parque aconteceu dia 11/08 e teve diversas atrações, como tenda de massagem e gincana (Fotos: Giulia Gamba)

 

Conscientização e qualidade de vida também pautam outro tradicional evento produzido pela AME, dessa vez em sua 4ª edição. O Pedale Por Uma Causa, nesse ano, foi um sucesso, e aconteceu em 9 cidades diferentes – Belo Horizonte, Florianópolis, João Pessoa, Porto Alegre, Santa Maria, Santo André, Santos, São Paulo e Rio de Janeiro. Foram 1.600 participantes e 1,3 toneladas de alimentos doados! São muitas pessoas vestindo a camiseta laranja, pedalando por todo o Brasil e visibilizando a Esclerose Múltipla.


O  Pedale Por Uma Causa 2018 foi um sucesso e contou com mais de 1.600 participantes (Fotos: Eli)

 

E por falar em visibilidade, o #AgostoLaranja desse ano trouxe algumas ações para marcar exponencialmente esse momento de conscientização: as cúpulas do Congresso Nacional, um dos prédios mais importantes do país, ficaram iluminadas, durante todo o mês, de laranja. Outro prédio que também “vestiu” o laranja foi a Defensoria Pública de SP, que iluminou sua sede.


Cúpulas do Congresso iluminadas de laranja (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

 

E não paramos por aí: no dia 13/08 o Superintendente da AME, Gustavo San Martin, e o Dr. Denis Bichuetti, da equipe multidisciplinar da AME,  participaram de uma importante audiência pública em Brasília sobre alterações no protocolo de atendimento para quem convive com EM. Na inauguração da Casa da EM, promovida pela Merck, nossa equipe participou de um bate-papo super especial com a presença do Dr. Rodrigo Kleinpaul; além da participação também no evento Múltiplas Razões, da Roche em parceria com a AME, em que parte da nossa equipe foi convidada para uma entrevista com o Dr. Dráuzio Varella, no dia 15/08. A AME ainda fez parte da exposição “Comunicação Sensível”, que ocorreu entre os dias 13 a 19, durante o programa Agosto Laranja Univille.



Na primeira imagem, Gustavo San Martin falando na audiência pública. Na segunda, a equipe da AME no Evento Múltiplas Razões, com participação do Dráuzio Varela. (Foto: Divulgação)

 

Tudo isso, claro, acompanhado do #MultipliqueOLaranja: bastava publicar uma foto vestindo laranja com a hashtag que ela era repostada no instagram da AME! Parece simples, mas esse tipo de ação alcança milhares de pessoas que vão multiplicar o laranja e espalhar o que é EM por aí.


As seguidoras da AME  @mayadrigues, @laurasouzabr e @ysakerchouni multiplicando o laranja. (Foto: Divulgação)

 

Conseguir marcar todo o mês de agosto como uma oportunidade de conscientizar e divulgar o que é Esclerose Múltipla com qualidade é uma boa chance de construir uma sociedade informada. Mas não podemos parar aí: a conscientização é importante e deve durar todos os meses, de janeiro a dezembro – dessa maneira conseguiremos, sim, mudar a realidade para melhor de quem vive com a EM.

Vamos juntos?

 

Texto: Giulia Gamba – Equipe de comunicação AME.

Atualizado em 31/08/18.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS