AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

A relação entre deficiência e a massa cinzenta

A relação entre deficiência e a massa cinzenta

Estudos recentes sugerem que existe uma correlação entre a deficiência em pessoas com esclerose múltipla e os danos sofridos pela matéria cinzenta da medula espinhal, e não apenas na matéria branca, como se pensava até agora.
 

A esclerose múltipla tem sido considerada uma doença da matéria branca do cérebro, que é composta principalmente de axônios neuronais cobertos pela mielina. Recentemente, estudos de tecido coletado pós morte e de novas técnicas de imagiologia também sugerem que a EM ataca a matéria cinzenta (que contem menos mielina), primeiro no cérebro e em seguida na medula espinhal.
 

Esta é uma descoberta inesperada, que foi obtida usando uma nova técnica de imagem em um estudo transversal de 113 pessoas com EM progressiva e EM remitente-recorrente. A perda de tecido nesta matéria cinzenta na medula espinhal cervical mostrou a correlação mais forte da presença de alguma deficiência (Schlaeger et al ., 2014). 

"Antes, tínhamos assumido que a atrofia da substância branca era mais importante", disse o Dr. Roland Henry, da Universidade da Califórnia, e principal autor do estudo. Também surpreendeu o impacto relativamente menor do dano causado pela EM para a substância branca sobre a deficiência, incluindo as lesões.
Em linha com esse achado, um outro estudo publicado em 2014 também relatou que as alterações na massa cinzenta da medula espinhal em até 70% explicam as diferenças de incapacidade entre as pessoas com a síndrome clinicamente isolada, EMRR e EM progressiva (Malkki, 2014; Kearney et al, 2014).

 

 

Avempo. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta