AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

7 razões para abrir mão do açúcar

7 razões para abrir mão do açúcar

O açúcar sempre foi considerado como um presente, uma recompensa. “A última vez que provei foi no meu bolo de aniversário, e aniversários só acontecem uma vez por ano”, diz o endocrinologista Robert Lustig, autor de “Fat Chance: Conseguindo o improvável contra o açúcar, alimentos processados​​, obesidade e outras doenças’. Mas, a adição de açúcar está se infiltrando cada vez mais nos alimentos, e não estamos falando apenas do refrigerante. Os fabricantes de alimentos utilizam em excesso o açúcar nos mais variados alimentos, trazendo consequências catastróficas para a saúde. O açúcar é tóxico? Os açúcares que são adicionados sim. Saiba onde este tipo de açúcar está escondido e quais efeitos secundários do seu abuso ainda são desconhecidos.

1) Grandes quantidades

Os fatos: adicionar açúcar envolve uma gritante diferença de 13 por cento a mais de calorias diárias. Ou seja, cerca de 59 quilos por ano. Mesmo reduzindo o nível diário, ainda estaremos bem acima do limite, até o equivalente a 22 colheres de chá de açúcar por dia. De acordo com a American Heart Association, as mulheres devem ter um máximo de seis colheres de chá de açúcar diariamente e os homens devem ter nove. Não podemos colocar toda a culpa sobre a indústria de fast food. Um relatório recente da Sociedade Nacional de Saúde e Nutrição mostrou que a maior parte da ingestão de açúcares adicionados, 67 por cento são ingeridos em casa.

Onde o açúcar se esconde: molho de salada pode não ter um sabor doce, mas a indústria de alimentos muitas vezes adiciona açúcares nas versões de baixa gordura para torná-los mais palatáveis​​. A dica é usar vinagre e azeite de oliva ao invés deles, ou ainda optar por marcas que indiquem que seus produtos são feitos sem adição de açúcar.

2) Engana o cérebro

Os fatos: comer muito açúcar adicionados permite que os hormônios da fome sejam disparados. “As mensagens hormonais que indicam ao cérebro que você está satisfeito não funcionam corretamente, seu sistema pensa que você não comeu”, afirma o Dr. Lustig.

Onde: Surpreendentemente o açúcar se esconde nos pães, e não apenas no pão branco. Os pães multigrãos e de trigo integral contêm cerca de dois gramas de açúcar por porção.

3) Acelera o envelhecimento

Os fatos: “O açúcar é um dos principais contribuintes para o processo de envelhecimento”, explica o Dr. Lustic. Ele acrescenta que “a frutose, que é a molécula do açúcar, é sete vezes mais potente do que o da glucose de açúcar, formando radicais de oxigênio, o que conduz a maiores taxas de danos e morte celular, e contribui para doenças crônica como a diabetes do tipo 2 e as doenças cardíacas. Todo o processo de envelhecimento em geral é acelerado.”

Onde açúcar se esconde: não pensamos nisso, mas o açúcar está escondido na maioria dos molhos de tomate. “O problema é que o Instituto de Medicina, o Departamento de Agricultura dos EUA e o FDA (Food and Drug Administration) recusaram-se a fazer uma lista de verificação para o consumo saudável e o alto consumo de açúcar”, diz o Dr. Lustig. “Isso dá poderes para a indústria de alimentos colocarem qualquer quantidade desta substância em qualquer alimento que eles quiserem. Sem ingestão diária recomendada, você não pode saber se você está ultrapassando os limites.”

4) Perda dos tecidos

Os fatos: De certa forma, nós oxidamos ‘à medida que envelhecemos. O estresse oxidativo é o que “suja” os tecidos; isto é conhecido como  Reação de Maillard. Exagere permanentemente em grandes quantidades de açúcar pode acelerar esse processo oxidativo.

Onde o açúcar se esconde: está na maioria dos alimentos processados. “Dos 600 mil produtos comerciais cerca de 80 por cento contêm adição de açúcares”, diz Dr. Lustig. Refrigerantes, sucos de frutas e sobremesas representam apenas 50%. Sendo assim, cozinhar com alimentos básicos pode ajudar a ter mais controle sobre a sua ingestão de açúcar.

5) Engorda o fígado

Os fatos: Quando acontece uma overdose nas mitocôndrias do fígado, o corpo não tem escolha a não ser converter o excesso de gordura no fígado. Parte dessa gordura nunca vai para fora do fígado, e pode causar a doença esteatose hepática, obrigando o pâncreas a produzir insulina extra para o fígado danificado poder fazer o seu trabalho.

Um estudo publicado em 2012 no Journal of Clinical Nutrition mostrou que pessoas que comeram 1.000 calorias extras de alimentos açucarados aumentaram apenas 2 por cento do seu peso corporal, mas um aumento de 27 por cento de gordura no fígado.

Onde: certifique-se de verificar o teor de açúcar no iogurte, alguns são carregados com quantidades comparáveis ​​uma barra de chocolate! Encontre um iogurte com os níveis de açúcar inferior a 10 gramas por porção, como o tipo grego.

6) Vicia

Os fatos: A dopamina é um neurotransmissor do corpo que faz você se sentir bem. No entanto, comer muita frutose para um corpo saudável, significa que mais e mais açúcar será necessário para desencadear os sinais e transmitir a sensação de prazer.

Onde: Cuidado com smoothies engarrafados, alguns contêm níveis mais elevados de açúcar do que sorvete. Para controlar isso recomendamos fazer seus próprios smoothies caseiros.

7) Aniquilar suas artérias

Os fatos: com o tempo, o mau hábito de comer muito açúcar começa a irritar seriamente o seu endotélio, as células especiais da bainha que revestem o interior dos vasos sanguíneos. A glicose se liga às extremidades pontiagudas das células, tornando-os menos sensíveis, o que poderia afetar os níveis de oxigênio que são enviados para seus órgãos.

Onde: Mesmo os produtos do setor de congelados do mercado pode abrigar açúcares ocultos. Deixe de lado as refeições prontas. Uma boa saída é tirar um tempo para cozinhar uma grande quantidade de produtos frescos e alimentos integrais no fim de semana. Você poderá apreciá-los durante toda a semana e evitar açúcares indesejáveis.

 

http://www.runners.es. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.