AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Yoga

Yoga

“Yoga nos ensina a curar o que não precisa ser suportado e suportar o que não pode ser curado.” – BKS Iyengar

Yoga é uma prática contínua e não um fim em si mesmo. A prática do yoga foi escrita há milhares de anos como um sistema para viver uma vida saudável e feliz. A palavra ‘yoga’ significa união ou unir – unindo mente, corpo e espírito. Unir poses físicas com a respiração, ação com pensamento e consciência com intenção pode trazer paz ao corpo, mente e espírito.

A prática simples de respirar, algo que todos nós fazemos todos os dias sem pensar, torna-se uma ferramenta poderosa quando você pode se tornar consciente de como sua respiração afeta todas as partes do seu corpo. À medida que você aprende a concentrar a atenção na respiração, pode observar como sua mente pode ficar mais calma e seu corpo mais relaxado.

Cada pose é projetada para suportar as articulações, músculos, estrutura e função do corpo. Cada pose pode ser modificada para sua forma mais simples e pode ser praticada em uma variedade de posições. Você pode estar de pé, sentado em uma cadeira ou cadeira de rodas, ou mesmo deitado no chão ou na cama – onde quer que você esteja mais confortável naquele momento. A visualização, que envolve a combinação de uma prática de respiração enquanto imagina a realização das poses, também pode ser benéfica para pessoas com EM, incluindo aquelas com mobilidade reduzida.

Antes de começar a praticar yoga, converse com seu médico e discuta quaisquer dúvidas ou preocupações que você ou eles possam ter. Esteja ciente de que qualquer exercício pode elevar a temperatura central do corpo e agravar temporariamente os sintomas da esclerose múltipla.

Os benefícios do yoga podem ser experimentados em apenas alguns minutos de prática. Você deve sempre se sentir melhor depois de praticar yoga do que quando começou!

Quem pode praticar yoga?

* Se você já se perguntou se o yoga é algo que você pode fazer, é.
* Se você já se perguntou se a ioga é muito difícil, não é.

Cada corpo é diferente – em sua forma, força, flexibilidade, mobilidade, altura, peso, tensão, nível de energia e habilidade – a qualquer momento. Yoga é uma prática flexível que pode ser modificada para acomodar todas essas variáveis.

Os cuidadores também podem se beneficiar muito da prática de yoga. Tomar tempo para cuidar de seus próprios corpos e praticar estratégias para reduzir o estresse e relaxar são muito importantes para os parceiros também. O fortalecimento e aprendizado do alinhamento adequado podem ajudar na prestação de assistência a alguém com EM, quer a assistência envolva atividades de cuidado prático ou tarefas domésticas.

A prática conjunta pode ser divertida e dá a você e ao seu parceiro uma melhor consciência das necessidades e habilidades do outro. Além disso, mais poses podem ser acessíveis a você com a ajuda de seu parceiro de suporte.

Yoga adaptativo

Yoga adapta a instrução e prática para cada corpo de forma segura e confortável. Yoga pode ser acessível a todos, não importa como seu corpo está a qualquer momento.

Todos os diferentes estilos de yoga pedem para você ‘começar onde você está’. Só você sabe como é estar em seu corpo. O Yoga Adaptativo ajuda você a identificar onde é esse ponto de partida sem fazer nenhum julgamento sobre isso. Por exemplo, se você não conseguir erguer os dedos do pé, ou braço agora, poderá adaptar a postura para acomodar as necessidades e habilidades do seu corpo. Suas habilidades podem ser diferentes de dia para dia, até de hora em hora. Consciência das mudanças sempre permite que você adapte as poses para “onde você está.”

O objetivo da prática de yoga não é apenas assumir posturas específicas, mas sim combinar respiração, postura, movimento e consciência para alcançar relaxamento, consciência corporal e possivelmente outros benefícios.

Como o yoga pode ajudar a controlar a esclerose múltipla?

Viver em um corpo afetado pela EM pode ser desconfortável ou mesmo doloroso. Tarefas cotidianas podem ser difíceis.

Praticar yoga pode dar-lhe ferramentas para ajudar a gerenciar tarefas diárias que incluem o equilíbrio para ficar de pé ou andar, fortalecimento e alinhamento para se levantar e sentar em uma cadeira, vaso sanitário ou cama e força do núcleo para tudo que você faz. Os benefícios relaxantes da yoga também podem ajudar a lidar com os desafios específicos da EM, como ficar deitado em uma máquina de ressonância magnética por longos períodos, receber injeções ou infusões, manter a calma durante uma exacerbação e se concentrar nos profissionais de saúde.

Fonte: National MS Society

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS