Hidroginástica

Olá pessoal!

Há dois anos, fiz alguns meses de hidroginástica, mas tive que parar primeiro porque tive surto, fiquei malzona, depois porque faltou grana. Não é exatamente caro, mas era um dinheiro que eu não tinha disponível.

Lamentei todos os dias desde então. Eu tinha perdido 12 kg e achei todos eles de novo e ainda encontrei mais alguns pelo caminho, estava me sentindo bem, caminhando bem, e depois que parei tudo desandou.

Mas este ano, meus dois filhos adultos se juntaram e me deram de presente a chance de voltar à hidro. Nem preciso dizer o quanto fiquei feliz e emocionada com a atitude deles!

Desta vez, os resultados demoraram um pouco mais a aparecer, por uma série de motivos: faço só três vezes por semana ao contrário das cinco que fazia anteriormente, volto a pé pra casa ao contrário da outra vez que eu ia e voltava caminhando, fiquei estes dois anos inativa, totalmente sedentária e além de tudo isso, estou dois anos mais velha. Esse último motivo parece brincadeira, mas não é. Depois dos 40 tudo vai ficando mais difícil principalmente se considerarmos o fato de que meu corpinho já não funciona como deveria.

Demorando ou não, os resultados começam a aparecer. Já perdi uns poucos quilinhos, alguns centímetros a menos na cintura e uma maior agilidade. Ainda me sinto exausta após cada aula, por causa do calor principalmente, mas já percebo meus movimentos mais ágeis.

Na aula, já não estou tão descoordenada, faço meus exercícios direitinho e enquanto estou dentro d’água não sinto dor ou cansaço. Os instrutores são divertidos, pois nos proporcionam aulas bem dinâmicas e estão sempre acrescentando alguma coisinha para tornar o exercício mais aprazível.

O exercício na água além de todos os benefícios já conhecidos tem a vantagem de que somos nós mesmos, individualmente e de acordo com nossas necessidades, vontade e limitações que determinamos o grau de força empregado. Se eu estou mais cansada, faço mais devagar e com menos intensidade, quando estou bem, aplico meu máximo.

Ainda tenho aproveitado os minutinhos que chego mais cedo ou depois da aula para nadar um pouquinho e treinar essa habilidade que aprendi quando criança, mas nunca usei, pois sempre preferi brincar na água a nadar. Descobri agora que ainda sei nadar e estou reaprendendo o movimento da respiração que nunca soube fazer direito. Em síntese: eu só me divirto! Amo muito minhas aulas e todos os segundos que passo dentro da piscina e talvez (certeza!) esse é o maior benefício que a hidro me traz e o que facilita o aproveitamento máximo de tudo que ela pode me proporcionar.

Nós, os esclerosados, sabemos que o exercício físico é essencial para manter nossa saúde em dia, mas para muitos de nós é algo difícil. A hidroginástica é uma boa solução. Baixo impacto, a água refresca nos dias quentes e é acolhedora nos dias frios. Permite uma melhora na mobilidade, redução dos níveis de estresse e fadiga. Essa foi a forma que eu encontrei de por meu corpo em movimento.

=========================================================================================

* Não deixe de visualizar o vídeo abaixo para saber os principais benefícios da hidroginástica.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=YV1jbLEygRc&w=940&h=668]