TIPOS DE EM

Quatro tipos da doença foram identificados na esclerose múltipla: EM Remitente Recorrente (EMRR), EM Primária Progressiva (EMPP), EM Secundária Progressiva (EMSP) e EM Progressiva Recorrente. Cada um destes cursos doença pode ser leve, moderado ou grave.

O curso da EM é imprevisível. Algumas pessoas podem se sentir e parecem saudáveis por muitos anos após o diagnóstico, enquanto outras podem ficar severamente debilitadas muito rapidamente. A maioria das pessoas se encaixam em algum lugar entre esses dois extremos.

Embora cada indivíduo experimente uma combinação diferente de sintomas da EM, existe uma série de padrões distintos, relativos ao curso da doença:

EM na infância

Embora EM em crianças (também chamada EM pediátrica) seja rara, um número crescente de crianças em todo o mundo estão sendo diagnosticadas com EM. Neurologistas estão descobrindo que a EM em crianças tem características diferentes e até agora, nenhuma terapias foi testada e comprovada como segura ou eficaz para o tratamento de EM em crianças.

http://www.amigosmultiplos.org.br/noticia/697/esclerose-multipla-inf-ncia

Curso da EM

É impossível prever o curso da EM com precisão para qualquer indivíduo, mas os primeiros cinco anos dão alguns indícios de como a doença vai continuar durante a vida dessa pessoa. Esta baseia-se o curso da doença nesse período e no tipo da doença. O nível de incapacidade alcançado, tal como essa análise dos primeiros cinco e dez anos é usado como um preditor confiável do futuro curso da doença.

A idade de início e o sexo também podem ser indicadores do curso de longo prazo da doença. Algumas pesquisas indicaram que a idade mais jovem (menores de 16 anos de idade) implica em um prognóstico mais favorável. Outros estudos indicam que o início tardio (depois dos 55 anos de idade), em particular nos homens, pode indicar um curso progressivo da doença.

The tabs are working. Please, note, that you have to add a template to the library in order to be able to display it inside the tabs.

O que causa

a EM?

A causa exata da EM ainda é desconhecida. Uma reação anormal do sistema imunológico do corpo provavelmente desempenha um importante papel no processo que danifica o sistema nervoso central.

Diagnóstico

Em 85% dos casos a EM é diagnosticada depois de uma Síndrome Clinicamente Isolada (CIS). Isso significa que os sintomas aparecem em um episódio único ao longo de vários dias.

Tipos de EM:

O curso exato da EM é tão individual quanto cada um que tem, mas aqui seguem três tipos da doença:

  • 85% EMRR: EM Remitente Recorrente – Recaídas imprevisíveis que podem ou não resultar em sequelas. (80% das pessoas com EMRR vão desenvolver EMSP)
  • 5% EMSP: EM Secundária Progressiva – Recaídas imprevisíveis e iniciais, eventualmente acompanhadas de aumento de incapacidade.
  • 10% EMPP: EM Primária Progressiva – Aumento constante da incapacidade sem recaídas.