Sucesso

 

  • Significa ter êxito em alguma coisa;  
    Ter um resultado feliz em algo;  
    Conseguir chegar ao fim de uma empreitada.  

 

Hello people! 

 

Então. Das várias definições de sucesso que existem, eu gosto mais dessa daí de cima, ela é mais simples e abrange todo e qualquer sucesso. 

As pessoas quando falam de sucesso, quando contam histórias de sucesso, falam sempre de sucesso profissional e financeiro. Uma pessoa de sucesso é sempre alguém que ficou muito rico, pessoas que alcançaram sucesso profissional atingindo cargos de grande importância ou empreendedores que ficaram muito ricos. Sempre envolve muito dinheiro. 

Mas eu não vejo o sucesso da mesma forma. Pra mim, atingir o sucesso é ter paz de espírito, é ser feliz. Uma pessoa de muito sucesso profissional é alguém que consegue ser feliz no trabalho que tem, mesmo que seja catando latinha. Ser feliz com o seu trabalho simples, visto como inferior, independe do fato de você querer algo melhor. Você pode ser feliz com o que tem enquanto batalha para ter algo melhor, uma coisa não invalida a outra. 

Uma pessoa de sucesso, pra mim, é quem consegue lidar com seus medos, desafiar a si mesmo, dormir com a consciência tranquila. É uma pessoa que vive bem com suas escolhas: se escolheu ter família, é uma pessoa que ama sua família e tem dela respeito e amor de volta; se escolheu ser só, é uma pessoa que vive bem na sua própria companhia, que não se amargura com a solidão. 

Ter sucesso na minha concepção é como diz na definição ali em cima: ter êxito em alguma coisa, ter um resultado feliz em algo. Ou seja, atingir seus pequenos objetivos. Sucesso não precisa ser grande, estrondoso para ser sucesso. Cada pequena batalha vencida, cada degrau que se sobe, cada pequena conquista, tudo aquilo que nos deixa feliz é atingir o sucesso sim, não permita que te digam o contrário! 

Tem pessoas consideradas muito bem sucedidas na vida, por terem muito dinheiro, status social, fama mas que não conseguem manter um relacionamento. Ir atrás dos seus sonhos pode ser uma armadilha e tanto se você deixar que seus sonhos te turvem a visão do caminho que você terá que trilhar para alcançá-los.   

E o sucesso, assim como a felicidade, não é um destino, mas um caminho. Então é preciso ser feliz, realizar-se durante a caminhada, aproveitar a paisagem. Ou então quando você "chegar lá" seja lá onde for, tudo perderá o sentido. E o sucesso não é permanente, alcançá-lo não é garantia de nada. É um caminhar constante. É como andar de bicicleta: é preciso se manter em movimento, se parar a gente cai. 

Em alguns aspectos da minha vida, tenho mais sucesso do que jamais sonhei, em outros ainda estou em busca. Mas tenho sempre ele no meu horizonte, sempre ali ao alcance da minha mão, sempre em foco. 

A caminhada não e distrai, mas também não me é indiferente. Gosto da estrada, de aproveitar a brisa, contemplar a vista. Assim, se por acaso eu não chegar ao fim do caminho, no grande sucesso sonhado, terei tido milhares de pequenos sucessos ao longo do caminho. 

Eu desejo a vocês, todo o sucesso do mundo. Seja ele pequeno ou grande, valorize cada sucesso que você tiver, seja feliz com cada batalha vencida. Saboreie suas vitórias, aprecie a vista!